O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 19/07/2015

Paróquia de Nossa Senhora de Fátima

Construída por Ana Albuquerque (Mãe Aninha), a primeira capela tinha como padroeira Nossa Senhora da Piedade. O Padre Inácio de Sousa Rolim está enterrado na Paróquia.
Data de publicação: julho 19, 2015

Município: Cajazeiras-PB

Localização: Praça Nossa Senhora de Fátima

Ocupação atual: Igreja Matriz

Ano de construção: 1834  /  Primeira capela da cidade de Cajazeiras.

 

Construída por Ana Albuquerque (Mãe Aninha), a primeira capela tinha como padroeira Nossa Senhora da Piedade. Apenas em 1914, com a criação da Diocese, que teve como primeiro bispo dom Moisés Coelho, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima (ainda com a denominação de Nossa Senhora da Piedade) passou ao posto de Catedral.

Posteriormente, em 1957, com a inauguração da nova Catedral Diocesana (atual Paróquia Nossa Senhora da Piedade), por decreto diocesano, a antiga igreja de Nossa senhora da Piedade passou a ser chamada de Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Ao longo de sua história, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima passou por várias reformas, que modificaram o perfil da construção, principalmente na sua parte interna, o que descaracterizou seu aspecto original.

Atualmente, a arquitetura é eclética tendo o frontispício com tendência barroca, as torres são neomaneirista e as portas e janelas tem tendências góticas. A igreja é composta por duas naves laterais e uma nave central, um altar principal e dois laterais, coro, sacristia e secretaria.

Outro ponto importante é o fato de que o corpo do fundador da cidade – o Padre Inácio de Sousa Rolim está enterrado na Paróquia, embora não se saiba ao certo se do lado direito ou esquerdo do altar mor.

 

Fontes:

http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/2010_mest_eliana_rolim.pdf    

ALENCAR, Marlene Lima de. Atrativos turístico histórico em cajazeiras. Monografia do técnico em turismo regional. João Pessoa, 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *