O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/05/2016

Palácio Episcopal de Cajazeiras

Um dos exemplares mais bem conservados do patrimônio arquitetônico e histórico de Cajazeiras no que se refere aos aspectos originais, tanto internos como externamente.
Data de publicação: maio 16, 2016

Município: Cajazeiras – PB

Localização: Rua Padre Rolim

Ano de construção: Entre 1915 e 1932

O Palácio Episcopal foi construído no bispado de Dom Moisés Coelho, entre os anos de 1915 e 1932. A Sede da Cúria Diocesana, em conjunto com a capela lateral, formam um conjunto arquitetônico imponente, sendo um dos exemplares mais bem conservados do patrimônio arquitetônico e histórico de Cajazeiras no que se refere aos aspectos originais, tanto internos como externamente.

Por falta de dinheiro para conclusão do projeto de construção da capela, somente no ano de 1957 a torre da Catedral de Nossa Senhora da Piedade, que fica no anexo lateral ao palácio, ficou pronta. Ela contém 52 metros de altura podendo ser vista ao longe.

A construção do edifício só foi possível devido campanha realizada pelo quarto bispo da diocese “Dom Henrique Gelain” para arrecadação de doação de materiais para sua construção.

A Catedral de Nossa Senhora da Piedade teve sua pedra fundamental lançada em 1937, mas ficou durante 20 anos em obras antes de terem iniciadas suas atividades paroquiais. Subiu ao posto de Catedral em 1957, quando recebeu em procissão solene a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Piedade, da antiga Catedral (atual Matriz de Nossa Senhora de Fátima).

A partir de então, iniciou suas atividades religiosas, embora as obras de construção só tenham sido concluídas nas décadas posteriores. Recentemente, a Igreja sofreu reformas em seu espaço interno o que descaracterizou os altares e santuário, em relação ao restante da estrutura arquitetônica original da parte interna da Igreja.

Fontes:

http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/2010_mest_eliana_rolim.pdf

http://ac2brasilia.blogspot.com.br/2011/01/catedral-de-cajazeiras-e-sua-historia.html

http://coisasdecajazeiras.com.br/?p=3595

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *