O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 16/12/2016

Orquestra de Violões da Paraíba

Considerada um ícone da cultura do estado, apresenta um repertório eclético e uma prática interpretativa ampla. É formada por estudantes de Música da UFPB e de outras instituições.
Data de publicação: dezembro 16, 2016

Município: João Pessoa – PB

Criação: 2 de maio de 1992

Direção: Carla Santos e Cyran Costa

Site: http://www.ovpb.org.br/OVPB

Instagram: https://www.instagram.com/orquestradevioloesdaparaiba/

Facebook: https://www.facebook.com/orquestradevioloesdaparaiba

 

A Orquestra de Violões da Paraíba é considerada um ícone da cultura paraibana por sua relevante contribuição musical e formativa. Criada em maio de 1992 pelo maestro Gladson Carvalho, realizou concertos por diversas regiões do Nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba.

O trabalho do grupo dessa época ficou registrado em dois CD’s. O primeiro, gravado em 1993, foi composto por clássicos da música popular brasileira como “Ponteio”, de Edu Lobo, “Aquela do Brasil”, de Ari Barroso, “Meu Sublime Torrão”, de Genival Macedo, entre outros. O segundo foi lançado em 1996, com composições de artistas como Villa Lobos, Bach e Pixinguinha. Esse último teve uma nova edição promovida pelas Paulinas e foi vendido por todo o Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

Em 1997, o grupo foi desativado. Entretanto, em maio de 2005, a Orquestra de Violões da Paraíba retomou os ensaios e as apresentações, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, ex-integrantes do conjunto desde sua criação.

Após dez anos longe dos palcos paraibanos a OVPB reestreou no dia 29 de novembro de 2007, lotando o Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, mostrando que ainda permanece viva na memória do público e intensificando sua importância cultural junto à sociedade e ao Estado da Paraíba. Desde então, passou a fomentar a prática orquestral na área violonística, a partir de um repertório eclético que buscou favorecer uma prática interpretativa ampla e diversificada.

A Orquestra de Violões voltou a participar de concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade. Além disso, realizou uma série de programas em parceria com a Rádio Tabajara FM, que foi ao ar nos meses de janeiro a março de 2008, apresentado pela maestrina Carla Santos e pelo maestro Cyran Costa. Na produção, intitulada “Canto das Cordas”, o grupo interpretou obras de compositores diversos, com temáticas e repertórios diferenciados.

Em 2009, o conjunto gravou o seu terceiro CD com o título de “Orquestra de Violões Interpretando a Paraíba”. O trabalho marcou uma nova fase do grupo, sob a batuta e coordenação da maestrina Carla Santos e do maestro Cyran Costa, com a direção musical do compositor Rogério Borges.

O repertório do novo disco contou com composições de ilustres paraibanos como Sivuca e Glorinha Gadelha, Vital Farias, Chico César e Lúcio Lins, Canhoto da Paraíba, entre muitos outros. O trabalho ainda teve os arranjos audaciosos e marcantes, elaborados por Rogério Borges e Cyran Costa, que buscaram explorar as diferentes possibilidades técnicas, sonoras e expressivas do violão, resultando em uma beleza inusitada de timbres e expressões.

No ano de 2015, a Orquestra de Violões da Paraíba passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da instituição.

Como projeto de extensão, a OVPB tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música, bem como na atuação em oficinas de ensino coletivo de violão.

As atividades na UFPB são realizadas semanalmente no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). As duas frentes de atuação do projeto são a prática de orquestra e as oficinas de música. O conjunto é formado por graduandos de licenciatura e bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, por estudantes de outras instituições de ensino musical e por pessoas da sociedade, constituindo um total de vinte e quatro violonistas.

A maestrina Carla Santos fez um balanço do trabalho realizado pelo grupo. “A avaliação é positiva, porque a OVPB tem dado bons frutos, pois vem contribuindo para a formação de músicos, alguns dos quais já cumprindo carreira, inclusive acadêmica, por meio de atividades extensionistas desenvolvidas pela Orquestra, a exemplo das oficinas de violão oferecidas gratuitamente à sociedade”, contou.

Os novos projetos da Orquestra de Violões para os próximos anos é a gravação de seu 4º CD, e a realização de um show com a participação de artistas locais, além do desenvolvimento e ampliação das atividades ligadas à performance e ensino do instrumento.

Fontes:

http://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/orquestra-de-violoes-da-paraiba-comemora-24-anos-de-existencia-com-concerto-na-ufpb

http://www.ovpb.org.br/OVPB/Interna.aspx?CHAVE_NOTICIA=984c8194-cbbd-43a6-aadc-bc95d6419069   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *