O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/08/2016

Onélia Setúbal Rocha de Queiroga

Escritora, professora e advogada. Livros publicados: Sinestesia; Contos Pombalenses, Nelson Gonçalves: A Voz do Boêmio, Histórias Orbícolas, entre outros.
Data de publicação: agosto 31, 2016

Naturalidade: Fortaleza – CE / Radicada em Pombal – PB

Formação: Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1976), e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1983).

Atividade artístico-cultural: Escritora.

Atividade exercício-profissional: Professora e advogada.

Publicações: Aspectos da Parte Geral do Código Penal Brasileiro; Sinestesia; Releitura dos Contos Fluminenses de Machado de Assis; Contos Pombalenses V. 01; A Origem do Estado Moderno; Nelson Gonçalves: A Voz do Boêmio; Histórias Orbícolas; e Meditações.

Onélia Setúbal Rocha de Queiroga desde muito nova demonstrava sua inteligência e expressividade. Na década de 1960, a escritora era a mais jovem da turma de formandos do Colégio Josué Bezerra, em Pombal.

Sua apreciação pela cultura, a arte de escrever e de falar, era admirada por todos os amigos.  A prática e o talento fizeram de Onélia uma escritora de destaque no Estado da Paraíba.

A escritora foi Primeira Dama da Justiça paraibana, ao lado do esposo, desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Antônio Elias de Queiroga. Onélia fundou a Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba, no Tribunal de Justiça, e a Sub Sedes da Associação em várias cidades paraibanas, inclusive Pombal.

A cidade ganhou da escritora a Ilustrada Casa Literária, a Academia de Letras, em outubro de 1995, tornando realidade o sonho de muitos estudiosos e pensadores pombalenses. O empreendimento cultural funcionou por dois anos nas dependências do Fórum, na Sala da Sub Sede da AEMP. Com a criação da Academia de Letras de Pombal, Onélia ocupa a cadeira número 1 representada pelo escritor Machado de Assis.

A escritora desde jovem admirava o cantor Nelson Gonçalves, e durante dez anos trabalhou na obra que publicou em sua homenagem, “A Voz do Boêmio”. No livro Onélia revela como foi o seu primeiro encontro com o cantor.

Onélia Queiroga atualmente é professora titular do Centro de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da UFPB. A escritora também atua como colunista.

Fontes:

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1959729

http://www.caldeiraodochico.com.br/camara-municipal-de-pombal-faz-lancamento-do-livro-nelson-goncalves-a-voz-do-boemio-da-escritora-onelia-queiroga/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *