O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/04/2022

Odete de Pilar

Odete de Pilar é uma das principais vozes da música paraibana, com mais de 56 anos de ciranda e coco de roda.
Data de publicação: abril 28, 2022

Naturalidade:  Pilar-PB

Nascimento: 15 de Abril de 1953

Atividades artístico-culturais: Mestra em Ciranda e Coco de Roda

Instagram: @odetedepilar

Facebook: https://www.facebook.com/odetedepilar/about

Odete Josefa da Conceição Souza, mais conhecida como Odete de Pilar, é uma das principais vozes da música paraibana, com mais de 56 anos de ciranda e coco de roda. Odete nasceu em Pilar, onde cresceu sob a tradição do coco e ciranda da região de Sapé, Paraíba, aprendendo a cantar ainda criança, com seu pai.  A mestra tem um timbre de voz poderoso e muito particular, sendo compositora e percussionista e influenciadora  de repertório de músicos como Chico Correa, Escurinho, Eleonora Falcone e Seu Pereira, Alessandra Leão, Juçara Marçal, Sandra X, Marcelo Pretto e Renata Amaral, entre outros.

Desde 1992, os cocos e as cirandas de Odete de Pilar têm provocado um grande efeito em quem os conhece, os primeiros registros digitais da voz de Odete capaz de seduzir os seus ouvintes, datam de 1998. No ano de 2008, o Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo se dirigiu ao Sítio Lagoa do Gonçalo, zona rural de Pilar (PB), onde Odete reside, para que, por meio desse encontro junto a seu irmão João Manuel e seu primo, Antonio Messias, fossem ouvidos e gravados. O repertório deu origem ao CD Serena Serená – Cocos e Cirandas de Odete. As composições de sua autoria começaram a ganhar notoriedade e acessibilidade a todos que desejassem conhecer a cultura da ciranda e coco de roda de Pilar, terra natal da mestra.

Odete de Pilar teve presença marcante na comemoração dos 33 anos do Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, como também do  ‘Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros’, realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, que acontece há vinte anos sempre no mês de julho na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A festividade é realizada na pequena Vila de São Jorge que fica localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso. 

 Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://www.alessandraleao.com.br/acesa-episodios/odete-de-pilar

https://www.facebook.com/odetedepilar/about

https://www.encontroteca.com.br/grupo/odete-de-pilar

https://www.instagram.com/p/CcYRFvQLFpJ/

https://jornaldaparaiba.com.br/tag/odete-de-pilar

https://www.seliganapauta.com/noticias/odete-de-pilar-cavalo-marinho-infantil-sementes-do-mestre-joao-do-boi-e-as-ceguinhas-de-campina-sao-selecionadas-para-o-encontro-de-culturas-tradicionais-em-goias/

https://www.facebook.com/odetedepilar/abou