O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/03/2016

Museu Quilombola

O museu expõe fatos históricos, utensílios domésticos de pesca e caça, religiosidade, plantas medicinais e ornamentais, vidas, e vivencias do povo.
Data de publicação: março 15, 2016

Município: Conde – PB

Localização: Comunidade Quilombola de Ipiranga.

Ano de criação: 2013

O Museu Quilombola foi criado em uma antiga casa da comunidade, e ainda preserva seu aspecto original. O espaço expõe fatos históricos, utensílios domésticos de pesca e caça, religiosidade, plantas medicinais e ornamentais, vidas, e vivencias do povo.

Resgata a cultura quilombola na Paraíba e procura dar ênfase aos saberes, conhecimentos e respeito as matrizes culturais, trabalhando a realidade a partir da história vivida, e assim perpetuar para outras pessoas que não viveram a realidade da época, para que tenham a ideia clara, de como era um quilombo.

A casa onde funciona o museu é de taipa, têm quatro cômodos, chão batido, cama sem pés feita de varas, e fincada na parede de barro, um fogão a lenha, um bombo e um jererê; mais de 80 anos de história. A religiosidade está presente logo na entrada e na cozinha, onde se encontram as peças que mais chamam a atenção.

Além do Museu Quilombo, o complexo cultural da Comunidade Quilombola de Ipiranga dispõe de artesanato, degustação dos produtos da agricultura familiar, em sítios e restaurantes, caminhadas ecológicas, capoeira, ofício das rezadeiras (com explicações sobre as ervas medicinais utilizadas pela comunidade) e Coco de Roda Novo Quilombo (pavilhão para danças e apresentações culturais) batizado por Barracão do Coco Mestre Bitonho – em homenagem ao zabumbeiro do grupo, local de principais atrativos culturais da Costa do Conde.

Os visitantes que na maioria são estudantes são guiados por um Guia Mirim, residente no quilombo.

Onde o museu está localizado vivem mais de 120 famílias que obtiveram no ano de 2015, a Certidão de Reconhecimento ao território dos Quilombos de Gurugi e Ipiranga, emitido pelo Museu do Patrimônio Vivo, reconhecendo-o como território tradicional, e recomendou aos Governos Municipais, Estadual e Federal a garantia da permanência da população que compõe estas comunidades tradicionais Quilombolas; bem como o compromisso com a salvaguarda das práticas tradicionais e de seus modos de vida. Os quilombos foram formados por Quilombolas oriundos dos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas, ainda no Brasil Império.

 

Fontes:

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2013/11/populacao-quilombola-celebra-criacao-de-centro-na-paraiba.html

http://redeglobo.globo.com/tvcabobranco/noticia/2014/05/jpb-1-edicao-visita-comunidade-quilombola-no-municipio-do-conde.html

http://www.colunadeturismo.com.br/ver.php?n_id=6714&u=costa-do-conde-paraiba/

http://www.museudopatrimoniovivo.com/#!Museu-expede-Certid%C3%A3o-de-Reconhecimento-de-Territ%C3%B3rios-Simb%C3%B3licos-%C3%A0s-comunidades-de-Gurugi-e-Ipiranga/c1aag/55196a2f0cf21933cd22f4e0

http://www.jornaldaparaiba.com.br/noticia/137192_paraiba-tem-39-quilombolas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *