O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/11/2015

Mostra de Cultura de Cabaceiras

O evento tem o objetivo de promover, incentivar e mostrar as riquezas culturais e turísticas do município através da produção artística local e regional.
Data de publicação: novembro 4, 2015

Município: Cabaceiras – PB

Região do Estado: Cariri Oriental.

Distância de João Pessoa: 198 km.

Mês de realização do evento: Dezembro.

A Mostra da cultura de Cabaceiras foi criado em 2005, e tem o objetivo de promover, incentivar e mostrar as riquezas culturais e turísticas do município através da produção artística local e regional.

O evento através da arte e abordagem dos temas relacionados a esses segmentos promove várias atividades, entre as quais: palestras, oficinas de teatro, vídeo, pintura e desenho, cordéis, produção pessoal, concurso de contos, exposição de artesanato, exposições fotográficas, lançamentos de livros, apresentação de violeiros, grupos folclóricos e shows populares.

Ao mesmo tempo resgata, incentiva e fortalece a cultura e o turismo como alternativa de geração de emprego e renda local.

Participam do evento, profissionais que se destacam no cenário cultural paraibano, como Fred Ozanan, Daniel Duarte, Wills Leal, Aluísio Guimarães, Ronaldo Nerys, José Otávio Arruda, e outros, que ministram oficinas e dialogam sobre vários aspectos da cultura paraibana, contribuindo de forma positiva para o resgate da cidadania e da cultura.

A Mostra de Cultura exibe o que há de melhor no campo das artes da música, dança, poesia popular, teatro, fotografia e até do cinema, com produções dirigidas, produzidas e vividas pelos atores populares da cidade. Além das mostras itinerantes, ainda há espaço para as artes plásticas e o artesanato produzido com o couro de bode e uma miscelânea de outros trabalhos produzidos na cidade e na região do cariri paraibano.

Durante cinco dias, os cabaceirenses e o público em geral podem dispor de uma programação bastante diversificada. Além de oficinas específicas nas áreas de teatro, vídeo, produção pessoal, cordel, desenho e pintura, há também um concurso de contos entre os alunos das Escolas Municipais de Cabaceiras, cujo primeiro lugar, em uma das edições do evento, além de receber um microcomputador, teve seu conto adaptado para um documentário. Também foi realizado uma mostra de cinema com exibição das produções feitas em Cabaceiras, como São Jerônimo, Viva São João e o documentário Festa do Bode Rei.

Atrações locais ocorreram durante o evento como grupos folclóricos, noite da poesia, exposição de artesanatos, exposição de fotografia da cidade, apresentação da Filarmônica de Cabaceiras e da banda da Escola de Música Nossa Senhora da Conceição além de shows musicais com bandas da região, completam a programação.

Em 2009, o evento homenageou o compositor e instrumentista Luiz Belo da Silva (Luiz do Banjo). Segundo os organizadores, uma merecida e justa homenagem a quem tanto contribuiu para o engrandecimento cultural de Cabaceiras. Participaram também Santanna, O Cantador, Clã Brasil e Os Três do Nordeste.

Artistas da terra tiveram suas obras divulgadas. Livros foram lançados no evento como Brasil em Preto e Branco, de Fred Ozanan, Interagindo com o Mundo da Alfabetização, das professoras Margarida Maria A.H. Florêncio e Débora dos Santos Galdino e A Trajetória interrompida de Félix Araújo, do escritor campinense Josué Sylvestre. Cordéis também foram publicados, a exemplo do folheto “Jackson do Pandeiro e Luiz do Banjo” de autoria do poeta, compositor, dramaturgo e historiador Paulinho de Cabaceiras. No referente à poesia, a festa teve ainda a participação dos poetas repentistas Erasmo Ferreira e Severino Feitosa.

Em 2010, a Mostra de Cultura de cabaceiras, chegou à sua sexta edição. A noite foi marcada pela Mostra de Cinema do III FestCine Digital do Semi-Árido, no Arraial Popular Liu dos Oito Baixos, com a exibição de quatro obras de Ficção: Bode Movie, Semeador Urbano, Vela do Crucificado e Desassossêgo. Após a exibição dos filmes, aconteceu uma premiação para os três melhores comentários.

Em 2011, na sua sétima edição, a Prefeitura Municipal de Cabaceiras, através da Secretaria de Educação e Cultura, abriu o evento com a exposição “Um Rio de Lágrimas”, do artista plástico, cartunista e multimídia Fred Ozanan, “Encontro com a Arte” do artista plástico Ribando Luiz de Sousa de Cabaceiras, além da mostra de Artesanato em Couro, madeira, Crochê, Fuxico de artesãos de Cabaceiras e Mostra de Artes do Projovem.

Em 2012, o evento homenageou o Sanfoneiro Zé de Liu. A programação contou com um Recital de Flauta Doce dos Alunos da EEEF Clóvis Pedrosa- Distrito de Ribeira. Também se apresentaram o Grupo do Terço dos Homens de Cabaceiras, o Grupo de Chorinho Vivendo o Choro – Ponto de Cultura Marcas Vivas de Cabaceiras, Banda Temas, e o Forrozão Junto e Mixado- Cabaceiras.

Foi inaugurado o Espaço Nordeste, houve o atendimento ao Agro amigo, contação de histórias, apresentação do Recital de Teclado- Ponto de Cultura “Marcas Vivas de Cabaceiras”, do grupo de Capoeira- Boqueirão, do Trio Asa Branca. O evento contou ainda com o show da banda Chapéu de Palha e a Exibição do Festival de Cinema do Semiárido

A Mostra de Cultura é promovida pela Prefeitura Municipal de Cabaceiras e conta com o apoio da Universidade Federal da Campina Grande, do BNB, do SEBRAE de João Pessoa e Campina Grande, do Ministério do Turismo e Banco do Brasil.

Fontes:

http://www.paraibamix.com/2011/12/vii-cabaceiras-mostra-cultura-acontece.html/

http://www.vitrinedocariri.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=50262

http://cabaceiraspb.weebly.com/festas.html

http://diariodobrejo.com/cabaceiras-realiza-vii-mostra-de-cultura-ate-o-proximo-dia-31/

http://rafaelrag.blogspot.com.br/2012/12/viii-cabaceiras-mostra-cultura-inicia.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *