O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/07/2021

Morgana Morais

Morgana Morais é cantora, compositora, contrabaixista, letrista e arranjadora.
Data de publicação: julho 5, 2021

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 26 de Dezembro de 1989

Atividades artístico-culturais: Cantora, compositora, contrabaixista, letrista e arranjadora.

Facebook: Morgana Morais

Instagram: https://www.instagram.com/morganamorais_/ 

E-mail: morganamoraisufpb@gmail.com

Youtube: https://youtube.com/c/GatunasOficial

Morgana Morais possui uma trajetória artística de peso no cenário musical de João Pessoa. Atualmente é integrante da Banda Gatunas, mas já passou também pelas bandas Mafiota, Donna’s, GP de Bobeira e Datura Reggae. Tocou com Totonho, Dandara Alves, Val Donato, Reggaear e diversos outros artistas do cenário paraibano. Assim como também já participou de festivais fora do estado (WebFestValda, no Rio de Janeiro e FunMusic, na Bahia) e de gravações audiovisuais.

Começando cedo aos 16 anos, Morgana Morais cantava em bares pela grande João Pessoa, ela já passou por Patos-PB pelo São João alternativo, em Sousa-PB pelo CCBM-Cultural, ela também passou pelo Ceará se apresentando em Juazeiro do Norte. Chegou a participar em festivais no Rio de Janeiro pela Banda Mafiota.

Em 2021 Morgana Morais ganhou o Prêmio Dynamite de música independente, que é uma das mais tradicionais premiações da cena independente no Brasil, disputando com vários artistas de peso como Luedji Luna, Banda Eddie e Letrux.

Morgana mantém a bandeira de empoderamento feminino hasteada. Ela já participou de vários festivais como o festival da lua negra, o festival do projeto iaras,  o festival do CCBN, pondo em discussão o protagonismo feminino da mulher no palco. 

Autodidata, ela começou tocando na igreja. Após ganhar um violão de uma irmã da igreja, aprendeu a tocar observando e reproduzindo em casa. Depois de um tempo, Morgana entrou no curso superior sequencial da Universidade Federal da Paraíba, se especializando em música popular, assim começou a aprimorar seus conhecimentos musicais.

A vida artística aconteceu por acaso na vida de Morgana, primeiro começou com as apresentações em barzinhos. Ela considera que entrou na cena da música autoral paraibana e na cena alternativa quando ela entrou na Banda Mafiota, aí ela se reconheceu como artista da cena, tocando tocando para todos os tipos de público. Na Mafiota ela participou do Festival Grito Rock, para ela a banda foi uma marco muito grande em sua vida, nessa fase ela começou a se reconhecer como artista. Morgana também participou do Festival Grito Rock tocando pela Banda Gatunas.

Com composições autorais, viu-se a necessidade da criação da Banda Gatunas para tocar no Ciranda de Maluca, na sua primeira edição com Escurinho. Na época da criação da banda ela ainda tocava como tributo de Rita Lee, inclusive o nome da banda é derivado de uma música de Rita Lee.  A música em questão era “Todas as mulheres do mundo”, que fala sobre como toda mulher quer se divertir e ser amada.

Em 2021, Morgana se encontra focada em seus estudos, dando aulas para a orquestra de violões, além de  participar da orquestra e também está em produção do novo disco da Banda Gatunas.

Fonte: Entrevista com Morgana Morais por Harthur Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *