O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/08/2020

Milton Marques Júnior

Milton é considerado uma das maiores autoridades brasileiras na área de estudos relacionados a área da cultura grega clássica.
Data de publicação: agosto 14, 2020

Naturalidade: João Pessoa-PB

Nascimento: 4 de dezembro de 1956

Atividades artístico-culturais: Escritor

Atividades exercício-profissionais: Professor universitário (UFPB)

Formação Acadêmica: Graduação em Licenciatura em Letras (1981); Mestrado em Letras (1990); Doutorado em Letras (1995) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Livros:

As manifestações literárias no Brasil do período colonial. João Pessoa: Universitária/UFPB, 1997; Da ilha de São Luís aos refolhos de Botafogo: a trajetória literária de Aluísio Azevedo da província à corte. (2000); Dicionário da Eneida de Virgílio (Quatro volumes), entre outros.

Facebook: https://m.facebook.com/milton.marquesjunior.5

 

Com mais de vinte livros publicados, entre eles os quatro volumes do “Dicionário da Eneida de Virgílio”, além da sua tese de doutorado: “Da ilha de São Luís aos refolhos de Botafogo: a trajetória literária de Aluísio Azevedo da província à corte.”, Milton é considerado uma das maiores autoridades brasileiras na área de estudos relacionados a área da cultura grega clássica. Foi aos 10 anos de idade que ele se apaixonou pelo universo grego.

Milton já participou de vários ciclos e palestras do Centro de Cultura Zarinha abordando temas como Teogonia, a origem dos deuses gregos e em outros focados na mitologia grega.

Ele se dedica a repassar todo o conhecimento que apurou ao longo dos anos. Em 2020 passou a ocupar a cadeira 40 na Academia Paraibana de Letras, vencendo uma disputa com o ex-senador Ney Suassuna. Na ocasião Milton Marques Júnior afirmou que sua campanha foi voltada na reflexão dos seus 43 anos da vida como professor, onde formou professores em todos os níveis de ensino. “Contribuição que se encontra nos mais de vinte livros que publiquei e doei à APL, quando de minha inscrição. Nada posso oferecer à Academia Paraibana de Letras, senão essa experiência cultural, que ela conhece de perto pela minha participação frequente em seus eventos, sobretudo, como palestrante”, disse.

Jonas dos Santos

Fontes:

https://www.escavador.com.br>sobre

https://wscom.com.br>milton-marque-junior

https://www.parlamentopb.com.br>tag

https://m.facebook.com/milton.marquesjunior.5

https://www.maispb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *