O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/08/2020

Miguel Guilherme

Pintor, Artista Plástico, Poeta.
Data de publicação: agosto 25, 2020

Naturalidade: Sumé – PB

Nascimento: 1902

Falecimento: 15 de julho de 1995

Atividades artístico-culturais: Pintor, Artista Plástico, Poeta

 

Miguel Guilherme dos Santos nasceu e se criou na cidade paraibana de Sumé, tendo iniciado suas atividades artísticas com apenas dez anos de idade e já sendo ativo na pintura aos dezesseis. Autodidata, Miguel Guilherme não frequentou escolas de belas artes e estudou apenas durante seis meses de sua vida por ter vontade de aprender a ler e escrever. Tinha tudo que via como referência e moldava até os instrumentos de produção da sua arte, construindo seus pincéis, tintas, mobília e outras peças.

Em suas pinturas incluiu temáticas cotidianas da vida no cariri, cenários que retratavam as fazendas, os animais, a vegetação e a rotina do sertanejo acrescidas a pequenos versos de sua própria autoria. Bem como imponentes recortes da arte sacra, retratando figuras divinas em cores e cenários vibrantes em templos católicos da Paraíba e de Pernambuco, entre eles a Igreja Matriz de Monteiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande, a Igreja Matriz de Sertânia e a Igreja Coração de Jesus.

O artista explorava muito a justaposição de texto e imagem, sendo esta uma das principais características de suas obras. No seu atelier em Sumé, fazia todo tipo de intervenções com pinturas, artes plásticas, um teatro e até mesmo construindo seu próprio túmulo lá dentro, onde foi posteriormente enterrado em 1995 atendendo a sua vontade póstuma.

No ano de 2009 foi proposto que o campus da UFCG em Sumé fosse nomeado em sua homenagem. Em 2010 foi gravado um curta-metragem intitulado Menino Artífice contando a trajetória de Miguel Guilherme. Em 2017, seus Painéis Pictóricos existentes na Igreja São Sebastião e o painel exposto no bufê da Praça Adolfo Mayer – ambos localizados em Sumé – foram tombados como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba.

Adailson Paiva

Fontes:

FERREIRA, Líbna Naftali Lucena. Imagens da arte: a cidade de Sumé/PB e o ensino das artes visuais. 2013. 196 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3897, acesso em 21 de agosto de 2020.

MENINO Artífice. Direção de Ana Célia da Silva Gomes. Campina Grande: UEPB, 2010. (15 min.). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=izuE-mp3ObU e https://www.youtube.com/watch?v=P6aaQs40Sk4, acesso em 22 de agosto de 2020.

http://www.al.pb.leg.br/2634/ufcg-de-sum-ter-nome-de-miguel-guilherme.html

https://www.flickr.com/photos/egbertoaraujo/albums/72157631725129953

https://www.sume.pb.gov.br/2017/07/pinturas-do-artista-sumeense-miguel-guilherme-serao-tombadas-pelo-iphaep/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *