O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/07/2016

Meninos de Alcantil

É uma realidade cultural em pleno Cariri Paraibano. A “Arte” - Uma forma de se trabalhar com crianças e adolescentes pobres, despertando-os e aprimorando os seus talentos.
Data de publicação: julho 21, 2016

Município: Alcantil – PB

Criação: 1997

Coordenação: Erasmo Rafael da Costa (Diretor Artístico); Ana Paula de Sousa (Dança Contemporânea); Carla Jaqueline da Trindade (Ballet Clássico); e Alexandre de Araújo Felizardo (Dança Popular).

Endereço: Avenida São José, s/n – Centro – CEP: 58460-000.

Site: ongmeninosdealcantil.blogspot.com.br

E-mail: meninosdealcantil@gmail.com

Contatos: (83) 3341-3560 / 99308-0228

Projetos: Ballet clássico – Dança contemporânea e popular.

Meninos do Alcantil é uma realidade cultural em pleno Cariri Paraibano. A iniciativa é um tanto ousada para uma pequena cidade, distante 192 km da capital paraibana. O projeto recruta crianças e adolescentes pobres com a intenção de despertar e aprimorar os seus talentos para a música, dança, teatro, enfim, as artes em geral; e a partir deste interesse, ensiná-los a trilhar num caminho certo para um futuro melhor.

O projeto é mantido pelo Centro Cultural Meninos do Alcantil (CECMA), uma entidade privada sem fins lucrativos de caráter cultural, que trabalha com crianças e adolescentes através da arte. Criado pelo produtor cultural Erasmo Rafael.

Desde a sua existência o  projeto  passou a administrar o Balé Popular, criado também no mesmo ano, por Erasmo Rafael, então Secretario de Cultura e Turismo de Alcantil, e por Dunga Júnior então Prefeito do município na época.

No ano de 2000 se tornou uma Organização Não Governamental (ONG). A Prefeitura Municipal de Alcantil é a responsável pelo pagamento do salário dos professores, funcionários, e a taxa de aluguel de dois prédios onde funcionam as instalações do Centro Cultural Meninos de Alcantil (CECMA). Um destes espaços é utilizado para ensaios, e o outro abriga a parte administrativa, um auditório e a escola de informática, que é frequentada obrigatoriamente por todas as crianças e adolescentes beneficiados pelos “Meninos de Alcantil”.

O diretor artístico do Centro, Erasmo Rafael da Costa, argumenta “Procuramos ensinar-lhes uma arte, potencializá-los física e psiquicamente, e dar a estas crianças e adolescentes, suporte afetivo e emocional”, e completa  “o maior investimento é feito na autoestima dos jovens, rapidamente emancipando-os e colocando-os num patamar de dignidade, conferindo-lhes cidadania”.

Entre os anos de 1997 a 2004, a prefeitura financiava o projeto e considerava uma de suas prioridades em função desta sistemática de trabalho. As crianças e adolescentes eram preparadas para vida, através da disciplina, das aulas de dança, música e capoeira. Para continuar no projeto, era necessária a participação e o desempenho escolar – condicionados ao desempenho escolar dos jovens. Ou seja, obter boas notas e não reprovar, pois caso contrário, automaticamente eram desligados do projeto.

Durante a existência dos “Meninos do Alcantil” a equipe “Cecma” já revelou vários artistas. Entre os exemplos, as Bailarinas Ana Paula de Sousa, Carla Jaqueline, Irlane Silva, Juçara Silva e Dayanne Macêdo, reveladas pela escola de dança do CECMA. Elas hoje são professora de dança em várias cidades da Paraíba: Boqueirão, Campina Grande, Caturité, Areia, Esperança, Remígio, Ingá e Queimadas, e no vizinho estado de Pernambuco, nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Caruaru. As profissionais são a prova viva de que a iniciativa é de grande importância para a educação e a cultura paraibana.

Fontes:

http://ongmeninosdealcantil.blogspot.com.br/

http://www.funarte.gov.br/codanca/form7.php?cod2=121

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *