O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/05/2020

Memorial Frei Damião

Localizado em Guarabira-PB, o memorial tem uma arquitetura circular, onde, em seus três andares, há um acervo primário do Frei Damião, como também sintéticas fontes plotadas sobre a vida do Frei. 
Data de publicação: maio 30, 2020

Município: Guarabira-PB

Endereço: R. Dom Marcelo Pinto Carvalheira, S/N, Guarabira – PB, 58200-000

Inauguração: 20 de dezembro de 2004

Contato: (83) 3271-3271

 

Construído sob a Serra da Jurema, na região do brejo paraibano em Guarabira-PB a 98 km da capital, o Memorial Frei Damião é um projeto dos Arquitetos Alexandre Azevedo e Gilberto Guedes, a obra foi iniciada em 27 de março de 2000, a inauguração realizada em 20 de dezembro de 2004 reuniu mais de 50 mil fiéis. 

O processo de construção foi feito a partir de parcerias entre a Diocese e a Prefeitura de Guarabira, juntamente com o Governo do Estado da Paraíba, tem como ponto marcante a sua grande estátua, que pode ser avistada de longe, a estátua do frei tem cerca de 34 metros de altura, sendo a terceira maior do Brasil, superada apenas pelo Cristo Redentor e pelo Alto de Santa Rita de Cássia no Rio Grande do Norte.

Existem duas vias de acesso ao Memorial Frei Damião, uma pertence a cidade de Pirpirituba e a outra ao Bairro Novo em Guarabira-PB. O memorial tem uma arquitetura circular, onde, em seus três andares, há um acervo primário do Frei Damião, como também sintéticas fontes plotadas sobre a vida do Frei. 

Antes de chegar até o memorial, durante todo o percurso foram instaladas 15 estações da Via Sacra, com 62 estátuas feitas em tamanho natural, todas em concreto. Ainda na via sacra, no caminho rumo ao topo do memorial destaca-se o Cruzeiro construído em 1966 com imagem de Cristo, pintado pelo Francisco Brennand sobre azulejos.

A sala de milagres fica ao lado do memorial, em degraus abaixo, num prédio que compreende um pequeno centro de apoio ao romeiro. O Memorial é composto por um museu, o acervo é rico em fotografias, preserva objetos pessoais, e artigos religiosos do frei capuchinho. O memorial, que ainda conta com uma capela que rege os ritos litúrgicos da área, está aos cuidados dos Capuchinhos e da prefeitura local desde 2013. 

Em todo o espaço que pertence ao santuário de Frei Damião encontra-se uma capela dedicada à Santa Mãe Rainha, uma casa de ex-votos, onde são colocadas as ofertas em agradecimento por promessas e graças alcançadas, um lugar de queimas de velas e onde sobressaem as fotos e esculturas em gesso. A estrutura conta ainda com banheiros masculinos e femininos, posto de saúde, posto policial, duas lojas e uma lanchonete, ambientes.

Nos arredores encontram-se espalhados, nas margens dos caminhos em dia de domingo e romarias, pequenos comerciantes que vendem toda a sorte de artigos artesanais e gêneros alimentícios, ou “fast food rústicos a moda nordestina”, como vendedores de tapioca, milho cozido e assado, marmitas de macaxeira com carne, entre outros. Alguns botequins também são encontrados lá.

 Mas a maior concentração deles encontra-se na via de acesso que pertence a cidade de Pirituba. As lojas e barracas comercializam não apenas imagens e outros artigos de Frei Damião e de outros Santos, mas também artesanatos, CDs e DVDs piratas, utensílios em geral.

A área é popularmente considerada como santuário, por ser palco de romarias de muitos locais da Paraíba. Guarabira se destaca por sua importância econômica e pelo turismo religioso.  Desde os anos 2000 a cidade recebe turistas e fiéis que buscam conhecer o Memorial de Frei Damião. 

Frei Damião que foi um frade capuchinho que viveu durante anos na região Nordeste do Brasil, foi transformado pela cultura nordestina no sucessor do Pe. Cícero, conhecido pelos devotos e peregrinos como “Meu Padim Ciço Romão”. Onde ele se encontrasse havia um clima de festa e devoção. Quando ele saía em procissão, a multidão gritava: “Valhei-me, Frei Damião! Valhei-me, meu Padim Ciço!”  Esta manifestação devocional do povo imortalizou a figura de Frei Damião de Bozzano no imaginário do nordestino. 

“Primeiramente Frei Damião é um Santo. Cícero e Damião para o povo sertanejo é uma coisa só. Existe uma espiritualidade que se encontra marcada pelo messianismo herdado pelo Pe. Ibiapina. Portanto, não há uma separação entre espírito e matéria. Há uma presença do trágico na devoção dos romeiros”, Disse Pe. Mário César, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora Conceição em Poço Redondo.

 

Horário de visitação do memorial

 

sexta-feira 08:00–16:00
sábado 08:00–16:00
domingo 08:00–16:00
segunda-feira   08:00–16:00
terça-feira Fechado
quarta-feira 08:00–16:00
quinta-feira 08:00–16:00

 

Israela Ramos

Fontes:

https://projetoex-votosdobrasil.net/santuarios-ne/memorial-frei-damiao-guarabira-pb/

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/em-guarabira-o-memorial-de-frei-damiao-atrai-milhares-de-turistas-e-fieis-o-ano-todo/

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/caminhando-com-frei-damiao-no-sertao-nordestino.htm

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4185/1/arquivototal.pdf

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/caminhando-com-frei-damiao-no-sertao-nordestino.htm

Pesquisadora Severina Luís de França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *