O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/04/2016

Memorial Espaço Garimpo

O local recebe turistas que podem conhecer um pouco da história do Engenho Olho D’agua através das peças garimpadas, que rusticamente decoram o ambiente.
Data de publicação: abril 26, 2016

Município: Sitio Olho D’água/Pilões – PB

Distância da capital. 140 km

Contato: (83)99983-8882

Email: engenho_olhodagua@hotmail.com

A iniciativa partiu da arquiteta Fernanda Melo e de seu marido Corinto Lira Filho, um dos herdeiros do Engenho Olho D’agua. Segundo ela, o marido tinha o sonho de trabalhar com turismo e eles passaram a buscar alternativas reinventando o espaço.

O local recebe turistas que podem conhecer um pouco da história do engenho através das peças garimpadas, que rusticamente decoram o ambiente. Com agendamento prévio, o memorial oferece à noite um fondue de queijo coalho ao som de um sax, e no horário do almoço, um tradicional rubacão.

Antes o local destinado à destilação foi transformado em memorial e uma comedoria. Para o memorial, foi feito uma verdadeira garimpagem do mobiliário do próprio engenho para compor o ambiente. Composto por algumas peças da família e de outros engenhos locais, incluindo calculadoras antigas, louça, um cofre de 200 anos, rádio, várias formas para produção de rapadura e um estofado que foi da usina Santa Maria, uma grande referência econômica da região.

Outros itens que chamam a atenção dos visitantes são as bancadas dos banheiros, feitas com lâmina de 5 cm de jaqueira, cubas de balde de leite, pintura feita de barro vermelho local e até a retirada do piso original. Também possui rampa de acessibilidade para os visitantes que necessitarem. A comedoria possui pratos de barro para servir os clientes.

O memorial fica aberto toda sexta e sábado, das 11h às 15h. Fernanda também comenta sobre o sistema “Colha e Pague” que é outra atividade do engenho. “São plantadas algumas flores tropicais no local, e as pessoas podem colher, usando as botas recomendadas para isso, tesoura, e avental, é só colher as flores para fazer seu arranjo, e em seguida pagar”.

A comedoria só funciona mediante agendamento prévio e para grupos de seis pessoas ou mais, das 11h às 15h e das 17h às 20h. Para visitar o memorial, deve ser paga uma taxa de R$ 5,00.

O município de Pilões onde o Memorial está localizado é destaque anual nos roteiros Caminhos dos Engenhos e Roteiro Nacional Civilização do Açúcar, que integra três roteiros do interior da Paraíba e dos estados de Pernambuco e Alagoas. O evento é realizado na estação de inverno, tendo como características as baixas temperaturas.

A cidade de Pilões já contabilizou 19 engenhos de cana-de-açúcar, mas atualmente apenas três permanecem em atividade, sendo um deles o Engenho Olho D’agua, que produz rapadura, melaço e açúcar mascavo.

 

Fontes:

https://posuta.com/pt/piloes/tours-sightseeing/engenho-olho-dagua/

http://revistaedificar.com.br/noticias/arquiteta-inaugura-memorial-em-engenho-tradicional-de-piloes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *