O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/01/2022

Manu Lima

Manu Lima é cantora, natural de João Pessoa-PB. Graduanda em Licenciatura em Canto Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é integrante dos grupos ‘Funkeria’ e ‘Família é Quem Vem’, além de liderar projetos de estudos musicais afrobaseados.
Data de publicação: janeiro 7, 2022

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 17 de outubro de 1990

Formação: Graduada em Fisioterapia e graduanda em Licenciatura em Canto Popular pela Universidade Federal da Paraíba

Atividades artístico-culturais: Cantora

Instagram: https://instagram.com/manulimarocks 

Manu Lima é cantora, graduanda em Licenciatura em Canto Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e formada em Fisioterapia, é natural e reside em João Pessoa – PB. É também integrante dos grupos ‘Funkeria’ e ‘Família é Quem Vem’, além de liderar projetos de estudos musicais afrobaseados.

O contato com a música se deu desde os 6 anos, principalmente por ser filha da artista Glaucia Lima teve a influência da vivência musical, trabalha como backing vocal e cantora desde os 15 anos. É professora de música, canto, musicalização infantil e artes no ensino básico, além de ser preparadora, diretora e arranjadora vocal e por fim, toca instrumentos como baixo, piano, percussão e outros.

Com a cultura paraibana o seu trabalho se deu através das bases da cultura popular nas comunidades, participando de projetos. Ela ressalta: “Desde pequena eu tô incluída nesses processos, já estudei nesses lugares, fiz várias oficinas e dialoguei diretamente com vários mestres da cultura popular. Também fiz parte de vários grupos de estilos diferentes, como forró, hip hop. Em torno de 50 grupos fiz parte com linguagens musicais diferentes e referenciando a cultura popular e local”. 

Para ela, os projetos representam o resgate histórico da cultura dos seus ancestrais, sendo cultural, linguístico, rítmico e musical. Como professora busca levar elementos do ensino decolonial e anticolonial para que possa levar o acolhimento às populações.

“Representa uma saída, um pensamento para os povos originários, da diáspora, então é um movimento de resgate da cultura. É isso que essa movimentação artística representa e de qualquer forma é o que eu tô conectada desde sempre, mas principalmente agora que cada passo é importante para representar e ocupar os espaços”, diz Manu Lima.

Ao retratar a sua atuação na música ela fala sobre os grupos musicais que participa, sendo eles: Funkeria formado principalmente por pessoas negras, há também o grupo Família é Quem Vem, um quarteto formado pela sua família e alguns projetos que retratam a negritude. Dentre os projetos de estudos musicais há o Fatou com músicas infantis da África em várias línguas; Negritoda com pesquisa de canções sobre a diáspora africana e por fim, o Afro-latina abordando a diáspora latina em espanhol sobre a América latina e central.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Manu Lima realizada por Jaqueline Rodrigues.

Fotografias: Reprodução / Instagram – @manulimarocks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *