O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 31/03/2016

Luciana Noda

A artista se dedica ao repertório contemporâneo para piano, e suas performances recebem inúmeros elogios da crítica especializada.
Data de publicação: março 31, 2016

Naturalidade: Adamantina – SP / Radicada na Paraíba

Formação artístico-educacional: Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo), Doutora e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atividade Artístico-cultural: Pianista

Estilo Musical: Música Clássica e contemporânea

Contato: lucnoda@gmail.com

Premiações/Outros: Prêmio Jovem Artista/Finalista, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo (1995); 1º Lugar-Solista de Orquestra do “XII Curso Internacional d’Interpretació Musical”, Girona-ES, Ajuntament de Girona, Catalunya-Espanha (1995); 3º Lugar no III Concurso de Piano da Faculdade de Música São Judas Tadeu, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo-SP (1990); Menção Honrosa no III Concurso Nacional de Piano “Arthur Moreira Lima”, Fundação das Artes de Penápolis e Instituto de Música e Artes de Penápolis-SP (1989); Menção Honrosa no VI Concurso Bienal de Piano “Paulo Giovanini”, Conservatório Musical Santa Cecília, Araçatuba-SP (1988).

Pianista premiada, Luciana Noda se encantou com a música ainda em sua juventude. Estudou no Brasil com grandes nomes do cenário clássico nacional, a exemplo da renomada pianista Yara Bernette e Maria José Carrasqueira, uma das maiores inspirações de sua carreira. Na Europa, a artista teve a oportunidade de absorver os ensinamentos dos mestres Dália Ouziel, Roy Rowat, Jun Kano e Luís Carlos de Moura Castro.

Em 1995, sua participação no Festival Internacional de Alta Interpretação Musical em Girona, Espanha, rendeu-lhe o prêmio de Solista de Orquestra, apresentando-se frente à Orquestra de Câmara de L’ Empordá, sob a regência do Maestro Carles Coll dando início a sua carreira internacional.

Luciana Noda se dedica ao repertório contemporâneo para piano, e suas performances recebem inúmeros elogios da crítica especializada. Diversos compositores brasileiros como Antônio Ribeiro e Liduíno Pitombeira, têm escrito obras dedicadas à pianista.

Além da carreira solo e camerística, colaborando com músicos como Luiz Afonso Montanha (clarinete), Renato Bandel (viola), Mauro Brucoli (violoncelo), e Trio Hai Kai. Sua turnê comtemplou importantes salas de concertos em São Paulo, no Theatro Municipal de São Paulo, Museu Brasileiro da Escultura – MUBE, Teatro São Pedro, Teatro do SESI, e interior deste Estado.

Na temporada de 2004/2005, realizou recitais de piano solo em São Paulo (MUBE, Teatro do SESI), Porto Alegre (Theatro São Pedro, Auditório do Instituto Goethe, Museu Júlio de Castilhos, Auditorium Tasso Corrêa/UFRGS), Florianópolis (Auditório da UDESC) e Pelotas (Salão Milton Lemos, da UFPel). A temporada 2006 incluiu ainda a cidade gaúcha de Santa Maria, como pianista e professora-visitante da UFSM.

Através de sua dedicação, Luciana Noda desenvolveu intensa atividade pedagógica e passou a lecionar em importantes centros de ensino em São Paulo, tais como: o Conservatório Musical do Brooklin Paulista e o Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos.

Em 2009, sua turnê incluiu as cidades de Fortaleza (CE), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Foi nesse momento que a pianista se apaixonou pela cidade de João Pessoa e começou a articular sua mudança para a cidade.

Atualmente, Luciana Noda é professora de piano do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba, e suas pesquisas têm como foco a música brasileira para piano e estudos de performance musical.

Fontes:

http://paraiba.pb.gov.br/recital-de-piano-solo-no-cine-bangue/#sthash.NGfxOMcn.dpuf

http://paraiba.pb.gov.br/recital-de-piano-solo-no-cine-bangue/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *