O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/08/2020

Luceni Caetano

Professora e pesquisadora de música.
Data de publicação: agosto 17, 2020

Naturalidade: João Pessoa -PB

Data de Nascimento: 30/11/1963

Atividades artístico-culturais: Musicista, pesquisadora de história da música.

Atividades exercício-profissionais: Professora de música, assessora de extensão.

Instagram: https://www.instagram.com/lucenicaetano/

Luceni Caetano da Silva é professora de música do Departamento de Música da UFPB. Bacharel em Música com habilitação em flauta transversal (1985), com curso de especialização em Fundamentos metodológicos da apreciação e crítica no ensino das artes (1997) e Doutora em Letras na área de Literatura e Cultura (2006), todos pela UFPB. É pesquisadora na área de história da música e da educação musical da Paraíba. 

A relação com a Universidade iniciou quando Luceni ingressou no curso de extensão da Instituição. Aos 14 anos, entrou no curso de extensão em violão, seguiu para flauta doce e depois seguiu para a flauta transversal.

Ao terminar a graduação, aos 21 anos, houve o concurso para Professora, no qual foi aprovada, se tornando a professora mais nova da UFPB de João Pessoa à Cajazeiras. Ensina na extensão e na graduação, porém já lecionou também na pós-graduação (2009-2018).

Desde 2012 é assessora de extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e coordena, desde 2013, o Programa de Extensão do Dept. de Música. Coordenou o Projeto de Extensão da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB (1999-2015) e da Orquestra Sinfônica da UFPB (2012-2014). Atualmente (2020) participa como coordenadora do projeto de “Musicalização para idosos e pessoas da terceira idade através da flauta doce”, um projeto do Edital UFPB no seu Município.

Também participou do projeto “Café com pão: arte e confusão” que trabalhava musicalização com crianças até 16 anos do bairro do Alto do Mateus, Comunidade São Rafael, Forte do Cabedelo e também na Usina Cultural Energisa.

Tem três livros: o resultado da especialização, “Quarteto de trombones da Paraíba: Fatos e Afetos”, o segundo, resultado da tese de doutorado, é intitulado “Gazzi de Sá – O prelúdio da educação musical da Paraíba”; e o terceiro “Gerardo Parente – uma memória musical”, que fala sobre os 40 anos do Departamento de Música da UFPB e fala sobre o professor Gerardo Parente, que lecionou no Departamento.  

Fonte: Luceni  Caetano em entrevista para Larissa Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *