O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/08/2016

Luan Estilizado

Luan estilizado é acordeonista, cantor e compositor. Um fenômeno musical na Paraíba, Nordeste e em todo país. Forró com estilo e com um toque de modernidade, sem esquecer as suas raízes culturais.
Data de publicação: agosto 9, 2016

Naturalidade: Brejo da Madre de Deus – PE / Radicado em Campina Grande – PB.

Nascimento: 09 de agosto de 1992

Atividades artístico – culturais: Músico instrumentista (acordeon), cantor e compositor.

Contatos: (83) 3201-1345/ (83) 99971-7542 / (81)3877-9888

E-mail: fabio@luanestilizado.com.br / fabiocgd@hotmail.com

Site: http://www.luanestilizado.com.br/

Facebook:  https://www.facebook.com/LuanForroEstilizado/

Instagram:  https://www.instagram.com/LuanEstilizado/

Twitter: https://twitter.com/LuanEstilizado

Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCuALiXClyqNNKGRYGGU8WfA

José Luan Barbosa da Silva, conhecido artisticamente como Luan estilizado, após seu nascimento foi abandonado com apenas dois dias de vida por sua mãe biológica, o bebê foi entregue a uma senhora identificada como Faustina Lúcia Oliveira dos Ramos, e passou a morar na cidade de Brejo da Madre de Deus, no interior pernambucano.

No dia 23 de junho do ano 2000, na noite de São João, Dona Lúcia foi assassinada brutalmente pelo esposo. A mesma era irmã do cantor e empresário Amazan, tio adotivo de Luan, que na época estava com oito anos de idade, e encontrou proteção e acolhimento na família como se fosse um filho biológico.

Luan, de menino abandonado pela mãe que lhe colocou no mundo, e sem a sua mãe adotiva, logo após o homicídio foi registrado como filho pelo tio Amazan, que não apenas o adotou, como também lhe educou da melhor forma possível. “Ele sempre me ensinou a ser um ‘cabra’ certo. Não me envolver com coisas erradas”, relembra Luan.

Amazan, por sua vez declara: “Se nascesse de novo, eu queria ser Amazan e teria tido, mais uma vez, oito filhos, um deles o Luan”.

Aos 9 anos de idade Luan teve seu primeiro contato com um acordeon de brinquedo começando a brincar de tocar. Com uma desenvoltura peculiar de um adulto, seu pai notou que ele tinha o dom para a música. A partir daí foi providenciado para o jovem garoto uma sanfona de verdade, surgindo assim o brotar de um pequeno grande artista.

O menino Luan tocava alguns baiões e com poucos meses já era possível chamá-lo de sanfoneiro. Luan passou a estudar música, entretanto era mais voltado para a prática em si do que para as aulas.

O artista por sua vez chamava a atenção pelo ouvido privilegiado e maravilhosa sensibilidade musical, coisas que não se aprende em escolas. Certa vez, seu então professor, o competente Jorge Ribas, deu-lhe a partitura de uma música e pediu que praticasse, pois haveria uma apresentação em um grupo no qual Luan seria o sanfoneiro. Após uma semana sem conseguir desvendar os escritos da partitura, Luan pediu o CD com a música, sentou-se frente a um aparelho de som, ouviu duas vezes e com meia hora tocou a música perfeitamente.

O menino prodígio que, aos 10 anos de idade já tocava em grandes palcos sem medo de errar, para qualquer plateia, e sempre muito aplaudido.  Aos 11 anos gravou seu primeiro CD – “Luan o Vaqueiro Mirim”, que foi um grande sucesso nos estados nordestinos.

Aos 12 anos gravou o segundo CD – “Luan dos Teclados”, chegando a ser um dos tecladistas mais vendidos em São Paulo (SP) e ganhando reconhecimento fora da Região Nordeste. Aos 13 anos gravou seu terceiro CD – “Luan ao Vivo”, fazendo também participação no primeiro DVD do seu próprio pai, o cantor Amazan, o CD foi gravado no parque Maria da Luz em Campina Grande.

O artista aos 14 anos gravou o quarto CD – Luan e Banda Jararaca. Com 16 participou do 2° DVD de Amazan gravado em Jardim do Seridó (RN). E aos 17 gravou o quinto CD – “Luan – só você não sabe”.

Em maio de 2010, Luan com 18 anos de idade, lançou-se no mercado fonográfico com o nome “Luan e Forró Estilizado”.

No ano de 2014, o artista avançou musicalmente quando participou do programa “SuperStar” na Rede Globo. E mostrou o seu talento, desenvoltura e carisma com o público. Luan exaltou a cultura nordestina em suas apresentações. O toque da sanfona, a sua voz marcante, e o sorriso alegre do artista enaltecia as suas raízes culturais. No palco do SuperStar Luan cantou a Paraíba, o Nordeste, e encantou os brasileiros.  E ficou entre os três melhores grupos musicais, sendo reconhecido nacionalmente, consequentemente seu trabalho foi expandido e divulgado por todo o país.

Em 2016, Luan Forró Estilizado, gravou “Em casa” disponível em CD e DVD. No repertório do CD destacam-se as participações de Xand, do Aviões do Forró, Solange Almeida e da dupla Matheus & Kauan. O DVD gravado em Campina Grande  apresenta ao longo de suas 19 faixas, a rica musicalidade do trabalho através de canções como “Pindaíba”. E demonstra mais uma vez  que o músico não decepciona em atribuir modernidade e relevância as canções tipicamente brasileiras.

Em 2017, Luan Estilizado gravou “Pra tomar Cachaça”, disponível em CD e DVD. O DVD traz um estilo mais intimista, sem convidados e participações especiais. Foi gravado na “Fazenda Boa Sorte” na cidade de Viçosa, interior de Alagoas, local que o cantor achou “a cara” do seu novo álbum. Sua música atual de trabalho, “Amor nota 7” já ultrapassa mais de 6 milhões de visualizações no YouTube, com ela, o álbum conta com 18 músicas, dentre elas 13 faixas inéditas. 

Crescendo cada vez mais, Luan lança, em 2018, seu primeiro EP “Esquenta São João”, com um repertório composto por seis releituras de músicas clássicas e conhecidas e ainda contando com participações especiais como, Fagner, Elba Ramalho, Tato e Michel Teló. 

Em 2019, Luan Estilizado retorna com o EP “Esquenta São João 2”, ainda fazendo releituras de grandes sucessos musicais, trazendo principalmente Luiz Gonzaga em seu repertório. Além disso, Luan também participou de programas como o “Encontro com Fátima Bernardes” onde contou o drama familiar que acabou em tragédia que ocorreu com ele e a mãe. Também participou do “The Noite com Danilo Gentili” contando sua trajetória, histórias do seu primeiro contato com a sanfona, de como foi o início de sua carreira e também histórias com seu pai Amazan, deixando ainda mais claro a beleza dessa relação. 

No ano de 2020, Luan Estilizado lança seu terceiro DVD, “Só Moda Boa”, composto por 13 faixas inéditas e as regravações de ‘Oi e Tchau” e “Galera do Interior”. O DVD foi gravado em Lagoa do Bonfim no Rio Grande do Norte e conta com a participação de Jonas Esticado, Márcia Fellipe, Raí Saia Rodada e Israel & Rodolffo. 

“Me sinto muito mais maduro e com crescimento musical grande. Estou muito feliz com o resultado e tenho certeza que o público vai amar. Foi tudo preparado com muito carinho, desde o repertório, até o cenário, locação…”, declarou Luan, que considera este o melhor DVD gravado ao longo de sua carreira até o momento.

Em janeiro de 2021, após viralizar na internet e alcançar o Top 100 do Spotify, Luan Estilizado selou parceria com o funkeiro Jerry Smith com o lançamento de “Tá Faltando Eu”. O clipe foi gravado na praia do Francês, em Alagoas. “Tá Faltando Eu” faz parte do EP que leva o mesmo nome do single.

Luan Estilizado é sinônimo de sucesso em Campina Grande, em toda a Região Nordeste, e no Brasil. O cantor realiza apresentações por todo o país e atrai um grande público para as casas de shows. Ele já dividiu palco com grandes artistas como: Amazan, Luizinho de Irauçuba, Banda Cavaleiros do Forró, Raça Negra, Forró Collo de Menina, Aviões do Forró, Garota Safada, Ton Oliveira, Arreio de Ouro, Forró da Xêta,  gravação com Jorge e Mateus, e outros. O seu trabalho a cada dia ganha mais reconhecimento pela parceria realizada com outros cantores.

O artista antes de tudo é um forte, um lutador, e um guerreiro. Sua história de vida é marcada pela superação. É um fenômeno musical na Paraíba, Nordeste e em todo país. Luan é sinônimo de forró com estilo, qualidade, e com um toque moderno, não esquecendo as influências, as raízes culturais, e o jeito de ser nordestino. O músico quando não esta cumprindo a sua agenda de shows pelo país afora pratica o ciclismo, e procura pedalar em locais diferentes em Campina Grande.

Fontes:

http://www.luanestilizado.com.br/

https://www.instagram.com/LuanEstilizado/

http://www.somlivre.com/artista/luan-e-forro-estilizado.html

http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/v/cantor-luan-estilizado-conta-historia-de-vida-no-programa-esquenta/3739981/

http://www.somlivre.com/luan-e-forro-estilizado-em-casa.html

http://www.sertanejotop.com.br/luan-estilizado-disponibiliza-novo-dvd-completo/

https://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/luan-estilizado-grava-dvd-so-moda-boa-com-famosos/2019/11/26-364758.html

https://tonamidia.com.br/luan-estilizado-lanca-clipe-de-ta-faltando-eu-em-parceria-com-jerry-smith/

 

Uma resposta

  1. Já o admirava pelo talento e carisma, mas agora mais ainda, pela incrível história de superação e garra! Deus o abençoe! Leva muita alegria a esse povo sedento!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *