O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/08/2021

Lua Isa

Lua Isa é artesã, cantora, Instrumentista, compositora e atriz.
Data de publicação: agosto 18, 2021

Naturalidade: João Pessoa – PB 

Nascimento: 21/11/1982 

Atividades artístico-culturais: Artesã, cantora, instrumentista, compositora e atriz.

Instagram: https://instagram.com/lua_isa

E-mail: luaisasinger@gmail.com

Luaiza Gonçalves Pinto carrega o nome artístico de Lua Isa. Ela já cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade Paraibana (FAP) e é cadastrada pelo programa de artesanato do governo “A Paraíba em suas mãos”. Também participou como harpista em uma orquestra infantil no Projeto Espiral no Espaço Cultural José Lins do Rêgo

Lua Isa tem uma trajetória artístico-cultural extensa: estudou na Escola de Música Anthenor Navarro, de 1990 a 1992, fez Curso de Artes Cênicas juntamente com um Núcleo de Teatro Universitário e foi soprano no Coral Sinfônico da Paraíba em 1997. 

Como artista, ela atuou em espetáculos infantis na Cia de Teatro e Y’ Platéia nas peças “O Tesouro do Coelho Pirata” e “A Fantástica Bruxa da Floresta Congelada” em 2002. Nos anos de 2003 a 2005, atuou como atriz, cantora, instrumentista e na produção técnica do Teatro de Bonecos na Cia Multimídia Cabelo de Bruxa. Participando do projeto FINC, levou o então Teatro de Bonecos a diversas escolas da rede municipal das cidades de Cabedelo e João Pessoa, e fez parte do Festival Nacional Performance, Centro em Cena (FUNJOP) com o espetáculo “O Povo Tá com Medo”.

Ela já levou sua arte a diversos lugares do Brasil, foi a Feira de Música no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará, e passou pelo sul da Bahia em 2007, cantando pelas cidades de Trancoso, Arraial d’ Ajuda e Porto Seguro. Em Vitória, no Espírito Santo, ela formou a banda Fases da Lua, que colaborou em uma homenagem a Sérgio Sampaio e em um Festival de Cultura Nativa no Teatro Municipal de Vila Velha. 

Quando retornou a João Pessoa, Lua Isa gravou trilhas sonoras para musicais de teatro e fez apresentações em movimentos artísticos: Beco Cultural Philipeia com o projeto Lua e os Carimãs e a programação cultural da Feira das Mulheres Empreendedoras, da Secretaria das Mulheres.

Como artesã, Lua Isa ministrou uma oficina de artesanato no projeto Oficinas Culturais nos Bairros, feito pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOP), desenvolvendo habilidades manuais de macramê entre 2011 e 2012, marcando presença no 21º Salão de Artesanato da Paraíba em 2015. 

De 2015 a 2018, em Recife, Lua Isa realizou vários shows solo com voz e violão chamado “Música Viva”, onde tocava em vias públicas e apresentava para todos os tipos de pessoas, encantando vários corações enquanto recebia contribuições voluntárias. Quando volta a morar em João Pessoa, ela se integra como vocalista, compositora e instrumentista na Banda Pássaro Amarelo. Desde então, produz música e se apresenta em eventos culturais diversos, como por exemplo: Sarau Jardim da Arly, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, A Budega, Casa de Cultura Livre Olho D’água, Café da Usina e Cherimbom.

Por volta de 2019, Lua Isa também apresentou alguns eventos solos, e durante a pandemia, participou de algumas  lives, como o webfestival #Eu Fico em Casa PB.

Ela reside e produz suas variadas formas de arte em João Pessoa, se consagrando como uma produtora cultural multifacetada.

Azoka Gouveia Filho

Fontes: 

Entrevista com Lua Isa feita por Azoka Gouveia Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *