O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/08/2021
Lua Alves

Lua Alves

Lua Alves é cantora, escritora e compositora. Nasceu na cidade de Alagoa Grande - PB, mas reside em Campina Grande - PB.
Data de publicação: agosto 26, 2021

Naturalidade: Alagoa Grande – PB / Radicada em Campina Grande – PB

Nascimento: 19 de abril de 1991  

Atividades artístico-culturais: Cantora, escritora e compositora

Contato: (83) 98660-5986 / E-mail: luaoliv.alves@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/luanna.alves.376/

Instagram: https://www.instagram.com/alvesdelua/?hl=pt-br

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCO1extnRjOGNUdSRjdfY-Lw

Luanna Alves de Oliveira, conhecida artisticamente por Lua Alves, é cantora, escritora e compositora. Nasceu na cidade de Alagoa Grande – PB, mas reside em Campina Grande – PB. 

Desde pequena Lua já dava sinais que a música seria algo importante em sua vida. Seu pai, Francisco José, foi vocalista de uma antiga banda de rock de Campina Grande, o “Infravermelho”, assim ele acabou conhecendo sua mãe em uma das apresentações da banda, “posso dizer, por esse fato, que desde o princípio fui gerada rodeada de arte, mas meu pai tem sido sempre meu maior incentivador”.

Era seu Francisco que colocava disco de vinil para que ela escutasse, mostrava revistas com astros do rock e da música mundial, além disso ele também a presenteava com instrumentos musicais de brinquedo, “eu lembro de ter tido uma gaita, uma harpa, um violão daqueles de feira, mas eu não sabia tocar nada”. 

Aos 15 anos ela ganhou seu primeiro violão e aos poucos foi aprendendo seus primeiros acordes. Foi nesse momento que ela compreendeu o papel da música em sua vida. “Pouco tempo depois já estava rabiscando algumas letras e compondo”.

Em 2014, Lua começou a se apresentar em shows que aconteciam nas praças de Alagoa Grande, eles “eram como espécies de mini festivais de rua com mais de 3 horas de duração e eram produzidos por artistas locais e admiradores da arte”. Na mesma época ela também já se apresentou informalmente em eventos universitários, especialmente os organizados pelos cursos de comunicação, letras e história. Todavia, ela considera que efetivamente inaugurou sua carreira artística mais veementemente no ano de 2016, quando lançou publicamente seu primeiro videoclipe com música autoral que se chama “Cálida”, que foi produzido por amigos que estudavam educomunicação na UFCG.

“Se alguma vez quando criança eu brincava dizendo que queria ser cantora quando crescesse; essa brincadeira passou a ser séria demais para evitar ou negar, aos poucos se tornava a maior realidade da minha vida. Hoje então me defino como cantora, compositora, mas acima de tudo, artista”.

Eventos & Participações

  • Atração artística musical no Projeto “Acústico na praça”, em Alagoa Grande – PB. Aconteceram nos anos 2014, 2015 e 2016.
  • Atração musical no Sarau “Mulheres de peito – 1ª edição”, realizado na livraria Nobel da cidade de Campina Grande-PB, ano de 2017.
  • Atração musical no “Sonoras – Festival internacional de Compositoras”, I e II edição,  Campina Grande -PB, nos anos de 2017 e 2018.
  • Atração musical no Lançamento do livro “Galos de Campina” de Bráulio Tavares e Jessier Quirino, Museu dos três pandeiros, Campina Grande – PB no ano de 2018.
  • Apresentando o “Aflorarte” no Sarau “Mulheres de peito”, evento do Leia mulheres, Livraria Nobel, ano de 2018.
  • Show “Entre elas”, na Flibo (Feira Literária de Boqueirão), Boqueirão-PB, em 2018.
  • Apresentações do Encontro dos Sanfoneiros e Oito baixos, à convite do professor e pró-reitor Andrade da UEPB, Monteiro – PB e Catolé do Rocha – PB
  • Show “Por elas”, no projeto Cambada do Cine São José, com integrantes do Coletivo Compor, Março de 2020.
  • 2ª edição do Festival online #fiqueemcasapb, durante a pandemia do Covid-19,  em 2020. 
  • Quarentardes, festival de lives  no Instagram do Coletivo Compor, em 2020.
  • “Live: Poetas Tortos – Um tributo a Raul Seixas, Sérgio Sampaio e Walter Franco”, no youtube Lua Alves oficial, Campina Grande-PB.
  • “Compor sem fronteiras”, conexões virtuais em formas de lives, Instagram do coletivo compor, em 2020.
  • III edição da FLIC (Feira literária de Campina Grande) – no formato show online (em contexto de pandemia), 09 de outubro de 2020.
  • Show-performance “Desdobramentos líricos”, em formato online no canal do Youtube Lua Alves Oficial pela Lei Aldir Blanc, edital Fernanda Benvenutty, em 30 de novembro de 2020.
  • Como artista, produtora e apresentadora do “Festival Campinense de Música Autoral”, realizado e produzido em parceria com a artista Viviane Stayner realizado no canal do youtube do próprio festival e no canal da TV FUNESC, em 28 de fevereiro de 2021.
  • Atração artística escolhida por voto popular para a Edição Especial de 1 ano do Festival #EuFicoEmCasaPB 3º dia, 20 de março de 2021.
  • Como artista, produtora e apresentadora do “Sarau todas as Marias”, novamente realizado e produzido em parceria com Viviane Stayner e exibido na TV FUNESC em 26 de março de 2021.
  • Lançou em todas as plataformas de streaming seu primeiro single com gravação de estúdio “Destroços”, 09 de Julho de 2021

Fonte: Entrevista com Lua Alves feita por Maiara Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *