O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/11/2015

Lajedo do Pai Mateus – Pedra do Capacete

Localizado no Cariri Paraibano. Uma enorme base de granito onde grandes pedras redondas dão um aspecto único, como se tivessem sido colocadas ali pela mão do homem.
Data de publicação: novembro 17, 2015

Localização: Cabaceiras – PB

Distância da Capital: 199 km.

Via de acesso: BR 230

O Lajedo do Pai Mateus – Pedra do Capacete é uma formação rochosa composta com grandes pedras arredondadas que se destacam sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região. Está situado dentro de uma propriedade particular a 25 km da cidade de Cabaceiras, uma pequena cidade apelidada carinhosamente de “Roliúde Nordestina”, por ter servido de cenário para mais de 40 filmes brasileiros. Faz parte de uma região conhecida como Cariri Paraibano, ou Cariri Velho, que durante muito tempo foi praticamente esquecido. É um desses locais privilegiados pelo capricho da natureza.

Uma enorme base de granito onde grandes pedras redondas dão um aspecto único, como se tivessem sido colocadas ali pela mão do homem. Ou melhor, pela mão do homem e seus guindastes, pois, olhando de perto é que se percebe que são enormes, chegando a pesar até 45 toneladas.

Existem poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes (Devil’s Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia), e esta é considerada a mais bonita e intocada.

Geólogos explicam que essa formação é datada em mais de 500 milhões de anos, ainda no período pré-cambriano. Rochas que se formaram a 70 quilômetros de profundidade começaram a sofrer um processo de desgaste. A ação do sol, do vento e da chuva continua lapidando o Lajedo e resulta na belíssima paisagem que conta com mais de 100 pedras.

Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos Índios Cariris, que viveram na região há 12 mil anos. Antigamente, o Lajedo do Pai Mateus era explorado apenas para fins de extração de rocha ornamental, porém a atividade foi suplantada pelo apelo ecológico da região, que estabeleceu ali o Geoturismo. No topo do Lajedo só é possível ouvir o barulho do vento e mais nada.

Conta à lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século XVIII, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas o procuravam para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o Lajedo de Pai Mateus tem este nome.

Curiosidade:

O Lajedo de Pai Mateus, foi usado como “Centro Cerimonial ou Local Sagrado” pelos povos indígenas pré-históricos que habitavam a região por pelo menos 10.000 anos, e por isso muitas pessoas hoje, encontram um “misticismo” em suas pedras. Sua “energia positiva” não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou “abertos” para esse tipo de experiência mística. Mas independentemente deste lado, o lajedo é sim uma região especial com um visual único e belo, em uma região marcada pela aspereza da natureza e a doçura de seus nativos.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lajedo_de_Pai_Mateus

http://patrimoniodetodos.gov.br/gerencias-regionais/spu-pb/pontos-turisticos-da-paraiba/

lajedo-de-pai-mateus-cabaceiras-pb/view

http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/viagens-nacionais/viagens-nacionais/a-natureza-no-sertao-nordestino-6097.asp

http://mochileiroliso.blogspot.com.br/2008/12/destino-lajedo-de-pai-mateus-cariri.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *