O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/07/2021

Juliana Soares

Juliana Soares é a primeira mulher cordelista do município de Cabaceiras-PB e membro efetiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba –(ACVPB).
Data de publicação: julho 3, 2021

Naturalidade: Cabaceiras-PB

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOREzoyL6YgfEn150JqOEuw

Spotify:

https://open.spotify.com/show/6tOfwSFMfTmKqdvTvb29a6?si=l3AVJL_LQO6H0fqHNt-NYg&nd=1 

Instagram: 

https://www.instagram.com/julianamsoares_/ 

Facebook: https://www.facebook.com/juh.soares.77 

Juliana Maria Soares dos Santos, conhecida como Juliana Soares, nasceu em Cabaceiras-PB, sertão paraibano, é filha de uma professora e de um agricultor. Atua no magistério em uma escola, nas séries iniciais da sua cidade natal. É formada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba, com especialização em Educação Infantil (FIP) e Mestrado em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba. Iniciou sua trajetória na literatura em 2007, escrevendo poesias e, posteriormente, em 2009, escrevendo folhetos de cordel. Publicou 25 cordéis, entre eles estão: “Coisas do nosso Nordeste”, “Anedotas de defunto”, “O sacerdote das artes”, “Zeca Soares: um artista de verdade” . Além disso, escreve cordéis para o público infantil como em: “Chapeuzinho de Chita”, “Os três Cabritinhos” e “Alice no país do cordel”. É a primeira mulher cordelista do município de Cabaceiras- PB e membro efetiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba –(ACVPB), onde ocupa a cadeira número 35; que tem como patrono Severino Borges da Silva. Em 2020, seu livro infantil,“ Gígio: um girassol diferente”, foi selecionado por meio da Lei Aldir Blanc.  

Para ela “A escrita é uma forma de ser e estar no mundo.” 

Como diz um de seus versos:

Escrever é uma forma, 

de estarmos nesse mundo,

É uma prática constante,

Aprendizado fecundo,

É usar nossas palavras,

Pra dá voz ao que é profundo.

(Juliana Soares)

Fonte:

Entrevista com Juliana Soares por Luciana Costa

Uma resposta

  1. Juliana parabéns jovem cordelista gostaria de saber de quem vc e filha de de Iracir soares e Antônio Batista Filho de Dona Neves de Sr Pedro Batista.pois gostaria de saber como está essa família de seu Zeca soares foram nossos vizinhos por muitos anos gostaria de saber de comadre miúda cicia Beta Telma Solange Lurdinha Edna Lala Pedro morei no sítio Maribondo sou filha de dona Rosa e seu Manuel preto meu nome é ivoneide mas aí todos me chamavam de finha fui cunhada de Toinho de cicia fui noiva de Chagas irmão de Toinho de Cicia adoraria saber notícias dessa família meu ZAP e 98407980 me adiciona com alguma notícia desta família que eu gosto muito gratidão OBG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *