O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/07/2016

JPSax

Possui técnica refinadíssima, arranjos da mais alta elaboração e um repertório de bom gosto. O grupo já participou de importantes festivais de música nacionais e internacionais.
Data de publicação: julho 8, 2016

Município: João Pessoa – PB

Ano de Criação: 1994

Músicos: João Leite Ferreira (sax soprano); José de Arimatéia F. Veríssimo (sax alto e clarinete); Rivaldo de Araújo Dias (sax tenor); Heleno Feitosa Costa Filho (sax barítono e flauta); Xisto Medeiros de Sousa (contrabaixo); Hélio Giovanni Medeiros da Silva (teclados); Gledson Meira (bateria).

O grupo está ligado ao Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O JPSax possui técnica refinadíssima, arranjos da mais alta elaboração e um repertório de bom gosto. Gravaram discos como “JPSAX Quarteto” (1998), “Brasil: Um Século de Saxofone” (2001) e “Solto na Buraqueira” (2007). Em seus trabalhos, presta homenagens a grandes saxofonistas brasileiros, como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Severino Araújo, Moacir Santos, Paulo Moura e Nailor Proveta.

O grupo foi considerado por Sivuca como uma das melhores formações de saxofone do mundo, e já participou de importantes festivais de música nacionais e internacionais, a exemplo de três edições do Festival Nacional de Música de Câmara de João Pessoa, Festival de 70 anos do Conservatório Pernambucano de Música, e Festival Internacional de Musique Universitaire, em Belfort, na França.

JPSAX ganhou em 2001, o Prêmio Hangar Nordeste de Música Instrumental, de Natal-RN, e em março de 2005 foi o grupo instrumental homenageado no XV MPB SESC-PB. Já realizou shows no Mistura Fina (RJ); Teatro da UMES (SP); Canal da Música (Curitiba/PR); Teatro do Parque (PE), como parte do projeto de lançamento do CD Brasil: Um Século de Saxofone.

No repertório, além das músicas autorais, o grupo executa composições de grandes nomes da música brasileira, a exemplo de “Espinho de Bacalhau”, de Severino Araújo; “Saxofone Porque Choras?, de Ratinho; “Três Pontas”, de Milton Nascimento; “Solto na Buraqueira”, de Chico César e “Forró Baquiano”, de Sivuca, entre outros.

Fontes:

http://www.bnb.com.br/content/aplicacao/Centro_Cultural/eventos_julho_2007/gerados/artista_festival.asp

http://www.tratore.com.br/um_artista.php?id=15584

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/jpsax-e-atracao-do-sabadinho-bom-na-praca-rio-branco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *