O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/07/2015

José Otavio Porpino

O artista sempre foi admirador das artes, teve seu primeiro contato com o barro na olaria da família. Tempos depois despertou interesse para o segmento das esculturas.
Data de publicação: julho 10, 2015

Naturalidade: Guarabira-PB

Contato: (83) 988908217

E-mail: artejop@gmail.com

Formação artístico-educacional: Curso introdutório de modelagem e cerâmica com as artistas plásticas, Selma Sanches, e Nené Cavalcanti (2009).

Atividades artístico-culturais: Artista plástico, escultor e vitrinista.

O artista sempre foi admirador das artes, teve seu primeiro contato com o barro na olaria da família. Em João Pessoa realizou alguns experimentos que resultou em pequenas peças. Tempos depois despertou interesse para o segmento das esculturas.

Porpino teve a ideia de acrescentar ao barro o ferro, e passou a produzir peças grandes com um resultado visualmente pesado, mas, que nos momentos de concepção, busca transmitir movimento e leveza.

O artista utiliza na sua arte materiais compactos, duros e pesados. Ele molda formas humanas, algumas esculturas lembram asas de anjo, que remetem a fragilidade de um pássaro. As figuras aladas são denominadas pelo escultor como “Ícaros”, baseados no famoso personagem da mitológica grega que almejava deixar voando a Ilha de Creta, local onde estava exilado. Outras esculturas lembram guerreiros, munidos com suas lanças, escudos e elmos, prontos para travar uma pesada batalha.

Com exposições nacionais, 10 anos na Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-Pb); na Estação Ciência Cabo Branco; VII FAVI (Festival de Artes Visuais da Paraíba); Exposição Coletiva Ecoarte; e na 3ª Edição da Exposição Homens Agosto no Centro Cultural São Francisco, que aconteceu no mês de outubro de 2010, a sua primeira exposição individual. Na oportunidade chamou a atenção pelo diferencial das suas esculturas de formato grande, variando de 1,5 a 2,5 metros, feitas exclusivamente de cerâmica e ferro, obras inspiradas em guerreiros e mitos grego.

Paralelamente ao trabalho com esculturas, desenvolve atividades de vitrinista em lojas da cidade.

Fonte:

http://acervo.jornaldaparaiba.com.br/anos/2010/10_Outubro/06/Vida_e_Arte/arquivos/assets/basic-html/page1.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *