O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/11/2015

José Augusto de Brito

Escreveu os seguintes livros: Vidas Paralelas; Canções do Entardecer; Pilar; Memórias de um aprendiz de nada; Pilar é História; e Sem água, sem rio, sem verde.
Data de publicação: novembro 9, 2015

Naturalidade: Pilar- PB.

Nascimento: 1 de agosto de 1919 / Falecimento: 2010

Atividades artístico-culturais: Poeta, escritor, agricultor, fiscal, coletor, político e professor.

José Augusto de Brito era filho de agricultores, cursou o primário na cidade onde nasceu na Escola da D. Palmira Leal da Silva Bezerra. Continuou os estudos no Liceu Paraibano local que teve seu primeiro contato com a literatura Clássica, lendo escritores como Homero e Virgílio e se apaixonando pela poesia.

Serviu às Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial. Após ter sido afastado, passou no concurso para fiscal e chegou a ser coletor em sua cidade por vários anos. Sempre dedicado ao ensino, fundou juntamente com o professor Afonso Pereira, o Colégio José Lins do Rego em Pilar (primeiro colégio a oferecer o primeiro e segundo graus na cidade). E com auxílio de alguns amigos, fundou também o Colégio Cenecista nas cidades de Juripiranga, Gurinhém e São Miguel de Taipu. Também lecionou várias disciplinas, dentre elas: português, história, francês e geografia.

José Augusto de Brito foi político na cidade de Pilar, sendo eleito prefeito por duas vezes e vereador. Em sua trajetória literária escreveu os seguintes livros: Vidas Paralelas; Canções do Entardecer; Pilar; Memórias de um aprendiz de nada; Pilar é História; e Sem água, sem rio, sem verde.

Fonte:

http://pilarpb.blogspot.com.br/2013/08/o-poeta-jose-augusto-de-brito.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *