O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2017

Jonathas Falcão

Músico, cantor e compositor.
Data de publicação: agosto 4, 2017

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 22 de junho de 1977.

Atividades artístico-culturais: Musico, cantor, compositor, poeta e designer gráfico.

Discografia:  Seu Pereira e Coletivo 401 (2013); Musa Caliente (2015);  Eu Não Sou Boa Influência Para Você (2017).

Contato para shows:   Facebook pessoal: Jonathas Pereira Falcão

Fanpage do Facebook: /seupereiraecoletivo401

Instagram: https://www.instagram.com/seupereira.falcao

 

Jonathas Pereira Falcão desde a infância entende que seu caminho é a música. Foi influenciado pela avó, que cantava canções de João do Vale, Luiz Gonzaga e recitava poesia de cordel. Aos nove anos, aprendeu a tocar flauta doce e desde então começou a compor melodias; dos 14 aos 15 aprendeu a tocar violão e, com os três primeiros acordes que aprendeu, começou a compor, influenciado pelo rock dos anos 1980/90 e pela MPB: Clube da Esquina, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Belchior.

Em 1995, Jonathas conhece Pedro Osmar, músico e compositor, que apresentou a música feita na Paraíba à época através do Musiclube, sendo apresentado ao trabalho de Chico César, Lenine e Totonho. Esses artistas, junto com o Manguebeat, mudaram completamente sua visão musical.

Em 2009, residia em Campina Grande-PB. Largou a agência de publicidade que trabalhava, montou a banda Seu Pereira e Coletivo 401 e entrou para a banda Chico Correa & Electronic Band. Com esses dois projetos, começou a viajar pelo Brasil e pelo mundo. Com Chico Correa, participou de festivais em países da África e Europa. Com Seu Pereira e Coletivo 401, já viajou por quase todas as regiões do Brasil.

O primeiro disco, Seu Pereira e Coletivo 401, lançado em 2013, tem uma pegada mais funk e Sambafunk. O EP Musa Caliente, de 2015, tem influência mais de música Latina misturada com estilos do Norte e Nordeste do Brasil. O segundo álbum, vem com uma pegada mais rock’n holl, mais “iê iê iê”. Todos foram gravados no Estúdio Peixe Boi, também com produção musical e participação de Marcelo Macedo.

Na banda Seu Pereira e Coletivo 401, é difícil definir um estilo, a base é o funk e o rock, mas como compositor, Jonathas transita entre vários outros estilos como Samba e Coco, estilos que estão presentes em outro projeto musical do qual ele faz parte, o Parahyba Samba Trio. Ele Também compõe estilos mais regionais como o xote e o baião, que fazem parte do projeto Musa Caliente e estão presentes nos shows do Forró do Seu Pereira.

Fonte:

Entrevista com o artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *