O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/08/2017

Jacquie Lima

Ilustradora. Já trabalhou em diversos estúdios de desenho, editoras e também já ilustrou animações para cinema e videoclipes, tendo sido premiada e obtido reconhecimento internacional.
Data de publicação: agosto 11, 2017

Naturalidade: João Pessoa, mas mora atualmente em Recife – PE.

Nascimento:  20 de outubro de 1983

Atividades artístico-culturais: ilustradora.

E-mail: jacquie.lima.ilustradora@gmail.com

 

Jacqueline Lima é formada em Educação Artística, atual curso de Artes Visuais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e tem fascínio pelos desenhos desde pequena. Atualmente a ilustradora mora em Recife (PE), onde trabalha em dois estúdios, um estúdio editorial e um estúdio de animação.

Desde muito nova foi influenciada pelos parentes a seguir o caminho artístico. Sua mãe sempre a apoiou muito e deu a liberdade de escolha para ela seguir o que ela quisesse. Essa também chegou a começar um curso de pintura, apesar de não ter seguido essa carreira, e fazia questão de mostrar os materiais para a filha, além de suas referências. Na família, Jacquie também tinha um tio que desenhava, que foi referência para sua descoberta artística.

Por gostar muito de ler quando jovem, sua veia artística acabou sendo desenvolvida, visto que se encantava com as ilustrações e desenhos que acompanhavam os livros e quadrinhos que lia quando pequena. Como, por exemplo, os gibis da Turma da Mônica de sua mãe, confessa Jacquie.

Apesar de desde muito jovem gostar de desenhar, tanto é que desenhava mascotes para a escola, para a gincana, jogos escolares e ainda fazia uns freelancers de mascotes, as artes não foram sua primeira opção profissional. Jacquie cogitou estudar Direito, mas de última hora decidiu seguir um conselho de uma amiga e aí fez o vestibilar para Educação Artística na UFPB, em 2002.

Entretanto, Jacquie esperava que o curso fosse estimular mais as vivências artísticas, mas se deparou com algo mais engessado e teórico, além de dificuldades com a infraestrutura, greves e ausência de professores. Contudo, conseguiu aproveitar as oportunidades que surgiram: trabalhou no SESC, foi designer em uma produtora de vídeo, e ainda ministrou cursos e oficinas

Até que trancou um semestre do curso para ir morar no Rio Grande do Sul, onde trabalhou no Estúdio Otto Desenhos Animados por um ano como Clean-up e Intervaladora. Nele, trabalhou no longa “Até que a Sbórnia nos Separe”, que foi premiado pelo Júri popular como Melhor Filme no Festival de Cinema de Gramado (RS) e também na 37ª Mostra Internacional de Cinema (SP). Depois dessa experiência, voltou para João Pessoa e concluiu sua graduação na UFPB.

Jacquie ainda foi Assistente de Animação no clipe “Lelê”, de Chico Correa and Eletronic Band, que recebeu premiação no 2nd Hong Kong International Mobile Film Awards e Prêmio Melhor Videoclipe pelo Júri Popular (Conexão VIVO MOVIDA).

Seu estilo é voltado para o cartoon, e admira alguns artistas visuais, tanto nacionais como internacionais, exemplo deles são: Ira Sluyterman, Cory Loftis, Brittney Lee e André Rocca.

Atualmente, Jacquie Lima mora em Recife já há uns dois anos, onde trabalha como ilustradora na Empresa Mirai & Totalle (design Editorial) e no estúdio Viu Cine (estúdio de animação). Faz parte também de um coletivo feminino de quadrinhos e tirinhas chamado Gatamarela, onde publica tirinhas semanais e, paralelamente, trabalha com commissions e fanart para sua marca pessoal, Tchup Tchura. Continua, entretanto, com trabalhos freelancers de ilustração infantil para a editora Imeph (Ceará) e a editora Cereja (São Paulo).

Jacquie ainda mantém um portfólio online onde é possível ver seu trabalho em vários segmentos.

Fontes:

Entrevista com a artista.

http://jacquielimailustra.wixsite.com/ilustracoes/sobre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *