O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/01/2017

Itapororoca

Microrregião do Litoral Norte de Mamanguape. A cidade é a maior produtora de abacaxi da Paraíba. Destaca-se pelas belezas naturais e resquícios de Mata Atlântica.
Data de publicação: janeiro 6, 2017

Localização: Microrregião do Litoral Norte de Mamanguape

Limites geográficos municipais: Curral de Cima, Mamanguape, Capim, Cuité de Mamanguape e Araçagi.

Distância da capital: 69 km

População: 18 527 hab. IBGE/2016

Gentílico: Itapororoquense

Acesso a partir de João Pessoa: BR 101

Data de emancipação política: 29 de dezembro de 1961

Altitude: 81m

Área: 146,067 km²

Vegetação: Mata Atlântica e cerrado paraibano.

Clima: Tropical chuvoso com verão seco

Hidrografia: Rio Mamanguape

Economia: Aposentadorias e pensões, monocultura da cana-de-açúcar, vasto plantio de abacaxi e de outras culturas de menor expressão.

História do município:

O município de Itapororoca surgiu a partir de uma promessa. Por volta de 1800, no Amazonas, foi preso pelos índios um cidadão de nome João Batista, nascido na região onde está situada a cidade. Ao interceder a São João Batista, o homem garantiu que se fosse libertado construiria uma capela para o santo. De volta à terra natal cumpriu o prometido. No local fica hoje o único posto de gasolina da cidade.

Anos depois, alguns comerciantes resolveram morar na região, atraídos pelas terras férteis. Com essas condições, logo surgiria no lugar uma vila. Em 1929, foi instalada a primeira padaria, por um alemão chamado de senhor Smith. Também foi colocada uma bulandeira, primitiva máquina de beneficiar algodão, por Pedro Gervásio e seu filho, Francisco Antônio Cleto. Em pouco tempo já existiam várias casas e o progresso estava presente.

Durante esse período o local ficou conhecido como Vila de São João de Mamanguape. Com o passar dos anos passaria a se chamar Itapororoca, um termo proveniente da língua tupi que significa “Encontro das Águas”.

Em 31 de dezembro de 1943, foi criado o distrito de Itapororoca através do Decreto-Lei Estadual nº 520, subordinado à cidade de Mamanguape. O local foi elevado à categoria de município com a denominação atual, em 28 de dezembro de 1961, data de sua emancipação política, por meio da legislação do Estado nº 2701.

A cidade de Itapororoca é a maior produtora de abacaxi da Paraíba. É também um dos poucos municípios do Brasil onde a população não paga pelo consumo da água. O lugar se destaca por suas belezas naturais, onde os resquícios de Mata Atlântica, os rios temporários e seu relevo estão um pouco preservados.

Feriados municipais: Dia do Padroeiro São João Batista (20 de janeiro); Dia do Trabalhador Rural (25 de maio); Emancipação Política do Município (29 de dezembro).

Eventos turísticos: Festa de Santos Reis (janeiro); São João de Itapororoca (junho); São João Batista (junho); Festa de Emancipação Política (dezembro).

Patrimônio natural: Parque da Nascença

Equipamentos culturais / turísticos: Praça de São João Batista; Engenhos Camurim, Campo Verde, Sedução, Amoré, Curral Grande e Luana.

Fontes:

http://www.itapororoca.pb.gov.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Itapororoca

http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=250710&search=paraiba|itapororoca|infograficos:-historico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *