O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/06/2021
Instituto Histórico de Campina Grande

Instituto Histórico de Campina Grande

O Instituto Histórico de Campina Grande é uma associação criada sem fins lucrativos e é voltada para a promoção da cultura, da educação e da produção científica.
Data de publicação: junho 1, 2021

Município: Campina Grande/PB

Localização: R. Maciel Pinheiro, 89 – Centro, Campina Grande – PB

Distância de João Pessoa: 113,11 km

Fundação: 1948

Refundação: 2012

Presidente: Vanderley de Brito

Presidente de Honra: Ida Steinmuller

Instagram: https://www.instagram.com/institutoihcg/

Facebook: https://www.facebook.com/ihcgpb/

O Instituto Histórico de Campina Grande foi fundado em 1948 por Elpídio Josué de Almeida, Hortêncio Ribeiro, João Tavares, William Tejo e outros intelectuais da época. Porém, o Instituto só funcionou até 1958, por dez anos, e foi extinto por falta de valorização, apoio e integração da sociedade e dos governos.

No dia 19 de abril de 2012, ele foi refundado por Ida Steinmuller que reuniu grandes intelectuais, pensadores e memorialistas da cidade para recriar o Instituto Histórico. O Instituto é sub-denominado “Casa Elpídio de Almeida” em homenagem ao Médico, Cientista, Administrador, Ambientalista, Político, Intelectual e Historiador.

O IHCG é uma associação criada sem fins lucrativos e é voltada para a promoção da cultura, da educação e da produção científica. Além disso, a Instituição promove e assegura a preservação da memória da sociedade campinense nos campos da História, Geografia e das Ciências Sociais e Humanas em geral.

A primeira ação do Instituto foi a criação de uma revista eletrônica para guardar os registros históricos e culturais da cidade, como conta Ida Steinmuller, Presidente de Honra, em uma entrevista concedida ao Jornal da Paraíba em 2012.

“Nossa meta é a preservação da história de Campina Grande, e aí se abrem diversas possibilidades e formas. Uma das alternativas, por exemplo, seria a construção de uma revista eletrônica, onde poderíamos ter conservado documentos e outros fragmentos que fazem parte dessa trajetória do município.”

Em 2020, o IHCG teve o local da sua sede modificado. De acordo com o professor, historiador e presidente do IHCG, Vanderley de Brito, em entrevista concedida para o Paraíba Online, após um comodato assinado entre a Prefeitura de Campina Grande e o Instituto, por pelo menos 30 anos a entidade terá como sede o terceiro andar do prédio da Biblioteca Central, no centro de Campina Grande.

Maria Ricarte

Fontes:

https://funesc.pb.gov.br/espaco-cultural/noticias/instituto-historico-de-campina-grande-e-o-tema-da-proxima-edicao-do-2018quintas-dialogicas2019

https://paraibaonline.com.br/2020/02/instituto-historico-de-campina-grande-celebra-nova-sede-e-planeja-inauguracao/

https://www.facebook.com/ihcgpb/

https://www.youtube.com/watch?v=mSrfuGTwDC8

https://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/cg-ganha-instituto-historico.html

https://instagram.com/institutoihcg?utm_medium=copy_link

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elp%C3%ADdio_Josu%C3%A9_de_Almeida

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *