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Data de publicação do verbete: 10/10/2016

Imagens do Declínio – Beba Coca Babe Cola

O curta traz uma visão crítica sobre o consumismo, baseada em simbologias e situações cotidianas. A ideia é passar o endeusamento a esse líquido preto famoso mundialmente.
Data de publicação: outubro 10, 2016

Paraíba – Brasil

Ano de Produção: 1981, João Pessoa (PB)

Gênero: Curta-metragem experimental / Sonoro / Não ficção

Direção: Lira, Bertrand; Joel, Torquato

Duração: 6min57seg

Material original: S8, COR, 24q

Fontes utilizadas: Marginália70/Super-8 / MCP/2003

Sinopse:

Uma elaboração de imagens documentais das ruas de uma favela e os momentos íntimos de prazer proporcionados a seus moradores pelo ouro negro que “dá mais vida a tudo”. (Marginália70/Super-8). “A partir de um poema concretista de Décio Pignatari, uma visão fragmentada da invasão de multinacionais no Brasil”. (MCP/2003)

O curta traz uma visão crítica sobre o consumismo, baseada em simbologias e situações cotidianas. A ideia é passar o endeusamento a esse líquido preto famoso mundialmente, com imagens desconexas, mas que criam uma narrativa.

Em Imagens do Declínio, vemos os sujeitos dos filmes exibindo-se para a câmera, toda a primeira parte do filme é em cima dessas imagens: a câmera percorrendo as personagens e as personagens acompanhando a câmera. Nessa sequência são mostradas muitas crianças.

Umas fazem cara feia para a câmera, outras se exibem, desfilam, e a câmera as acompanha. Algumas arrumadas pelos pais, e percebemos que é por conta da presença da filmagem naquele espaço. Outras, bem pequenas, andando sozinhas pelas ruas, outras nuas, e as cenas mostram sem pudor, sem querer esconder partes, desse corpo. As imagens documentais daquela realidade são cortadas. Um outdoor da Coca-Cola é mostrado. Na cena seguinte uma mulher maquiada aparece deitada na cama bebendo Coca-Cola e arrotando.

O filme tece uma crítica às multinacionais, opondo imagens de periferia, seus moradores, e o fetiche a uma garrafa de Coca-Cola. Exibe as formas do cinema olhar o outro.

Produzido nos anos de 1980, ainda sobre a influência do ciclo do cinema – Super 8 Paraibano. No universo estilístico e estético o filme revela a aproximação do experimentalismo superoitista com a poesia marginal do período. Une o documental e ficcional e essa divisão dialoga durante todo o filme.

Este curta foi exibido em algumas mostras e encontros nacionais de cinema, principalmente voltadas para a produção em Super 8, umas delas foi o Itaú Cultural, que aconteceu em São Paulo.

Fontes:

http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=016316&for

mat=detailed.pft

http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/decio-pignatari/

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/6151/1/2012-DIS-LTSILVA.pdf

http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300810625_ARQUIVO_TextoLaercioTeodorodaS

ilva-UFC-SNH2011ST024.pdf

http://curtaocurta.com.br/noticias/122_filmes_em_super8_invadem_sampa-426.html#.V40L-1QrKM8

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