O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/05/2020

Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso (Ruínas)

Sua construção foi pela iniciativa do Senhor Bernardo Pereira em 1789 e sua criação atribuída à Ordem dos Carmelitas.
Data de publicação: maio 29, 2020

Município: Lucena 

Ano de construção: 1789

Sua construção foi pela iniciativa do Senhor Bernardo Pereira em 1789 e sua criação atribuída à Ordem dos Carmelitas, localiza-se muito próximo ao Rio Miriri, local de encontro com o mar. Nessa região está a Praia Bonsucesso que é extensão da Praia de Lucena. Nas ruínas da Igreja de Bonsucesso há presença de uma imponente gameleira que sustenta parte da sua estrutura. Essas ruínas apresentam características típicas do segundo momento da arquitetura religiosa rural do Brasil no Século XVIII. As ruínas da capela de N. S. de Bom Sucesso, já não mais apresentam suas coberturas em telhados e mesmo assim ainda recebe fiéis, principalmente moradores da região, que são devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, tal fato é comprovado com a presença de uma imagem atual de uma santa próximo ao antigo altar.

Situada numa área deslumbrante, o templo foi tema do livro do padre Ernando Luiz Teixeira de Carvalho – “A quem interessa Bom Sucesso?”. Nele, o leitor pode fazer uma viagem rumo passado, ao presente e ao rumo que poderá seguir (talvez não muito feliz) para as ruínas da capela que atualmente encontra-se praticamente “de pé ” graças a uma gameleira (árvore de grande porte da família das figueiras). 

A verdade é que a árvore ao mesmo tempo sustenta e ameaça o prédio, uma vez que ela está totalmente enraizada por entre a parede do local. A árvore paraibana que está a engolir Bom Sucesso (ou Bonsucesso)  não é centenária, mas possui um porte majestoso.

Não raro, muitos aventureiros munidos de suas bicicletas ou por meio de caminhadas costumam fazer trilhas nas imediações das ruínas paraibanas. Sempre admirados com esta combinação inesperada entre a arquitetura colonial e artimanhas da natureza.  No entanto, toda essa beleza está ameaçada pela exploração turística predatória. Além de pichações provocadas por vândalos e falta de interesse de órgãos competentes na preservação e manutenção da mesma, estudiosos identificaram uso das trilhas destinadas aos pedestres sendo utilizadas por veículos. Para tentar salvar esse patrimônio, pesquisadores fizeram um levantamento socioambiental na área para pedir que o espaço se torne Unidade de Proteção Integral.

Walmarques Junior

Fontes:

https://correiodaparaiba.com.br/cidades/estudo-socioambiental-tenta-salvar-a-igreja-de-bonsucesso-em-lucena/

https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/ondeir/lucena-tem-encanto-e-personagens-do-turismo-de-vivencia/

http://patrimonioparaiba.blogspot.com/2015/08/a-capela-de-bom-sucesso-uma-historia-de.html

https://www.lucena.pb.gov.br/galeria/NTY=/

Uma resposta

  1. Este e um lugar histórico e muito bonito os órgãos públicos deveria tomar conta e cuidar deste local pra que não vire apenas história este local e lugar lindo e tem que ser preservado não só pelo. Poder público más sim por todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *