O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/11/2015

Igreja do Mosteiro de São Bento

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, essa valiosa obra constitui um dos monumentos mais importantes do país.
Data de publicação: novembro 17, 2015

Município: João Pessoa – PB

Localização: Av. General Osório, s/n – Centro.

Ano de construção: 1721

Construída em invocação a Nossa Senhora do Monte Serrat. A Igreja de São Bento faz parte do conjunto arquitetônico pertencente ao Mosteiro de São Bento. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, essa valiosa obra constitui um dos monumentos mais importantes do país.

Sua construção foi iniciada pelo Frei Cipriano da Conceição há quase três séculos, necessitando de dezoito anos para se concluída a capela-mor, do ladrilhamento, do retábulo e do trono, sendo que as obras prosseguiram até 1749, ano de celebração da primeira missa no local. As reformas de 1811, realizadas por frei João de Santa Rita, ampliaram o pavimento da capela-mor e realizaram outros reparos.

Tombada desde 10 de janeiro de 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sua arquitetura sóbria em contraste com o estilo arquitetônico de outras igrejas da ordem beneditina impressiona pela harmonia e beleza de suas linhas, seguindo os cânones das construções portuguesas no tempo do Brasil Colônia. Na época do tombamento encontrava-se muito alterada internamente, conservando de original o aspecto externo com uma das suas duas torres inacabadas.

Na sua fachada destaca-se o frontispício, ricamente trabalhado em pedra calcária, ostentando o brasão de armas da Ordem de São Bento. Sua torre é encimada por uma cúpula em cantaria, sobre a qual se encontra um indicador dos ventos, constituído de uma lâmina de cobre com perfil de um leão que gira em torno de um cajado, marco tradicional das igrejas beneditinas.

Com o encerramento das atividades beneditinas em João Pessoa, em 1921, devido a conflito com a jurisdição do então 1º bispo da Paraíba, a igreja permaneceu fechada por vários anos. O conjunto passou por uma intensa recuperação, tendo suas obras encerradas e reabertas ao público em 1995.

Atualmente, a Igreja de São Bento segue encantando fies e turistas através da realização de concertos de música erudita e missas cantadas.

Fontes:

http://www.feriasbrasil.com.br/pb/joaopessoa/mosteirodesaobento.cfm

http://core.ac.uk/download/pdf/15569994.pdf

http://www.panoramio.com/photo/18048972

http://viagem.estadao.com.br/blogs/viagem/joao-pessoa-vira-palco-de-musica-classica/

http://igrejadesaofranciscopb.org/index.php?view=content/imagensDeUmaGaleria&idGaleria=14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *