O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/07/2021
Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento

A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras, reúne antiguidade e beleza numa das cidades mais singulares da Paraíba.
Data de publicação: julho 7, 2021

Município: Bananeiras-PB

Endereço: Praça da Bandeira, 417, Bananeiras – PB, 58220-000

Construção: 1 de janeiro de 1861

Telefone: (83) 3367-1293

Facebook: https://www.facebook.com/pascomparoquianossasenhoradolivramento/

Instagram: https://www.instagram.com/pascomnslivramento/  

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_m3InVZJl9f010gG3AdnHw 

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras, teve início no final da primeira metade do Século XIX. Contudo, somente foi concluída em 1 de janeiro de 1861, no final daquele século. Na época, a cidade só tinha cerca de mil habitantes.

Seu nome veio como homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora do Livramento, uma das invocações de Nossa Senhora que faz referência a uma graça alcançada pela esposa de um fidalgo português que esteve perto da morte durante o domínio espanhol sobre a Península Ibérica.   

A Igreja foi construída em lugar de uma outra, feita de taipa, anteriormente, e que desapareceu. Para sua construção foram utilizados recursos financeiros do poder municipal e de proprietários rurais, mais recentemente, em 2014 a igreja passou por algumas reformas, porém sua arquitetura e os traços do período histórico da cidade foram mantidos. Contudo, palmeiras imperiais que embelezavam o local não existem mais.

Wesley Silva

Fontes:

https://paraondeir.blog/igreja-de-nossa-senhora-do-livramento/            

https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g2352095-d23037736-Reviews-Igreja_Nossa_Senhora_Do_Livramento-Bananeiras_State_of_Paraiba.html 

Uma resposta

  1. Linda. Lembro de minha infância que brincava nas escadarias da Igreja. Fui batizada e crismada nela. Mudamos para São Paulo ainda crianças mas recordo de momentos maravilhosos de minha infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *