O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/07/2022

Hélder Nóbrega

Hélder Nóbrega é um artista visual paraibano que trabalha em várias vertentes da cultura e atua com direção de arte para cinema, teatro, e performance, bem como realiza outras atividades afins nas áreas mencionadas.
Data de publicação: julho 8, 2022

Atividades artístico-culturais: artes visuais, direção de arte, consultoria artística e elaboração de projetos para Teatro, Artes Visuais Cinema e Audiovisual.

Website: https://heldernobrega.com.br/

Linktree:  https://linktr.ee/heldernobrega

Instagram: @helderdanobrega

Hélder Nóbrega é um artista visual paraibano que trabalha em várias vertentes da cultura e atua com direção de arte para cinema, teatro, e performance, bem como realiza outras atividades afins nas áreas mencionadas. Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFPB,2016), Mestre em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE, 2021) e especialista na área da Educação em Gênero e Diversidade (UFPB) Helder se aperfeiçoou em Fotografia Artística (IFPB, 2018) e capacitado em Artes Cênicas (UFPB, 2009), Integrante do grupo de estudos Estéticas do Cinema Documentário em suas Relações e Transmidiações (UFPB) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Imaginário (UFPE). Em sua produção autoral consta realizações de curta-metragem, cinema experimental, cinema expandido, videoarte, performances, roteiro, direção musical, dramaturgia, fotografia, instalações, designer de exposição, dentre outras.

Além de consultoria artística e elaboração de projetos para Teatro, Artes Visuais Cinema e Audiovisual, o mesmo desenvolve pesquisas e atividades em processos de criação com artes coletivas. A paixão pelas artes cênicas começou com sua tia-avó nos pastoris em Campina Grande com a representação de histórias bíblicas, por personagens, onde Helder ficou encantado com o cinema e o teatro, os quais fizeram com que enxergasse o mundo de maneira diferenciada e múltipla, tendo atuação com diversos segmentos culturais que atingiam várias linguagens artísticas.  Com a direção de arte, ele reconstrói o espaço utilizado, traz elementos que reforçam a paisagem local para que possam ser reconhecidos pelo público, cuida da fisiografia do lugar e faz com que o espectador da imersão da narrativa costure a história visualmente.

Em 2020 foi premiado no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro com a melhor Direção de Arte em filmes longa-metragem com a obra Aponta pra Fé – Ou Todas as Músicas de Minha Vida de Kalyne Almeida.

Recentemente foi professor substituto do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPB quando realizou o projeto Prata da Casa, tendo organizado e publicado um catálogo pela editora do CCTA. Autor de livros de ficção, publica artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre temas que envolvem as áreas do teatro, cinema e a comunicação.

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://festaruanda.com.br/noticias/veja-a-lista-de-vencedores-do-fest-aruanda-2020

https://heldernobrega.com.br/

https://scholar.google.com.br/citations?user=B4OHf1AAAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra

https://www.youtube.com/watch?v=KOM-rRDRE7c&t=2487s

http://www.nucleopesquisaimaginario.com/participantes.html

http://lattes.cnpq.br/1926911987569403

https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=3247686