O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/04/2016

Helayne Cristini

Cantora, e professora de música. No ano de 2015, conquistou o prêmio de melhor intérprete do Festival de Marchinhas e Músicas Carnavalescas da Paraíba, com “Depois da Copa”.
Data de publicação: abril 14, 2016

Naturalidade: João Pessoa – PB

Contatos: (83) 99869-3292 / 98893-1191

Instagram: https://www.instagram.com/helaynecristini/ 

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UClYUwZMZG0DvUZqFAf-kQlQ 

E-mail: helaynecristini@gmail.com

Atividades artístico-culturais: Cantora, intérprete e professora de música.

Formação artístico-educacional: Curso sequencial de Música popular – habilidade em canto (UFPB).

Prêmios: Melhor Intérprete no 2º Festival de Marchinha e Músicas Carnavalescas da Paraíba, e primeiro lugar com a música Depois da Copa, composição dos paraibanos, Adilson Medeiros e Marcello Piancó.

Helayne Cristini da Silva Borba ou simplesmente “Helayne Cristini”, como é conhecida no meio artístico faz do canto sua rotina e seu hobby. A música em sua vida vem desde os ritos familiares e o lazer na escola. Foi ampliado a partir dos estudos na universidade, o que trouxe para a sua rotina diária, a dedicação exclusiva a arte musical.

No ano de 2010 a cantora realizou apresentações sobre vários períodos da Música Popular Brasileira: na “Era do Rádio”, “Anos 60”, “Tropicalismo” e “Jovem Guarda”.

Desde 2011, a artista participa do espetáculo IHU de música indígena, coordenado pela professora Daniella Gramani, da UFPB, e, ao longo dos anos, participou de vários eventos musicais, como o Fórum Paraibano da Profissão de Músico, promovido pelo SESC/SENAC; Workshop Coco Dub (afrociberlia), com Alexandre Dengue; Produção Musical, com Fernando Nunes; Mercado de Trabalho, com Arthur Maia e Michael Pipoquinha. Ainda nesse ano, participou do IV Paraíba Percussiva, no Cine Banguê, com o percussionista Victor Ramalho.

A artista é uma militante da cena musical da capital paraibana, no ano de 2012, ela montou e apresentou o recital “Mulheres Paraibanas” na Semana da Mulher, evento esse inserido no Projeto Sexta com Choro, promovido pela Estação Cabo Branco, ao lado do Grupo de Chorinho Luar do Sertão. A Semana da Mulher é resultado da pesquisa sobre o trabalho das mulheres compositoras e intérpretes do Estado da Paraíba.

Em 2014 a cantora foi recebida em grande estilo pelo Clube do Samba, no Vila do Porto. Na oportunidade Helayne Cristini apresentou o show especial em homenagem à mulher negra.

No ano de 2015, Helayne conquistou o prêmio de melhor intérprete do Festival de Marchinhas e Músicas Carnavalescas da Paraíba, com “Depois da Copa”. Neste mesmo ano a cantora foi uma presença marcante no Projeto Sabadinho Bom, que transformou a capital paraibana em berço da boa música.

A artista encantou o público com a cadência do samba interpretando canções que remontam à história  do samba, com “Disritmia” (Martinho da Vila), “Canto das Três Raças” (Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte), “É d’Oxum” (Gerônimo/Vevé Calazans), “Raiz” (Roberto Mendes/J. Veloso) e “Navegando Viverei” (Flávia Wenceslau).

Em 2016, a cantora abrilhantou no palco principal, a abertura do “Folia de Rua”, e cantou algumas canções junto com a Orquestra de Frevo SPLOC. A artista durante 3 anos consecutivos vem realizando essa apresentação oficial no evento carnavalesco.

Em 2021 lançou o EP “O mar da praia da Penha” nas plataformas digitais, com clipes no Youtube.

Helayne  Cristini também atua  na área de educação musical, desenvolvendo monitoria em aulas de musicalização infantil, promovidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de ministrar aulas de canto coral para crianças em idade escolar, e oficina de canto popular no projeto de extensão.

A cantora é uma defensora do samba de raiz, também tem apresentado um trabalho autoral abordando todas as suas influências musicais, com um toque de originalidade, beleza e força, leveza e alegria. “Escolhi a música, pela música” diz o slogan da artista paraibana.

Helayne enfatiza “A minha formação vem do samba de roda, do coco e da cultura regional, que são os elementos que reúno na pesquisa para o meu primeiro trabalho”.

Fontes:

http://pbnews.com.br/cultura/2014/03/projeto-casa-de-bamba-apresenta-helayne-cristini-e-clube-do-samba-neste-sabado.html

http://www.tambau247.com.br/noticia/entretenimento/clube-do-samba-recebe-helayne-cristini-no-samba-na-vila.html

http://www.ateliemulticultural.com.br/2014/03/projeto-casa-de-bamba-apresenta-helayne_13.html

http://www.zapmusico.com.br/musico.php?idc=4142

https://plus.google.com/104108912238829535164

http://helaynecristini.blogspot.com.br/2015/07/aula-de-canto-popular.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *