O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/06/2020

Grupo Percussons

O Grupo Percussons surgiu em 2004 em João Pessoa - PB. Idealizado pela professora e percussionista Wênia Xavier, é formado por alunos e ex-alunos de percussão da Escola de Música Anthenor Navarro, do Instituto Federal da Paraíba e dos cursos de Música da Universidade Federal da Paraíba.
Data de publicação: junho 18, 2020

Município: João Pessoa – PB

Surgimento: 2004

O Grupo Percussons surgiu em 2004 em João Pessoa – PB. Idealizado pela professora e percussionista Wênia Xavier, é formado por alunos e ex-alunos de percussão da Escola de Música Anthenor Navarro, do Instituto Federal da Paraíba e dos cursos de Música da Universidade Federal da Paraíba. Inicialmente o grupo foi criado como um laboratório, proporcionando aos alunos um espaço de aplicação dos conhecimentos musicais aprendidos em sala de aula, bem como desenvolver a prática de conjunto num grupo de música de câmara, além de conhecer e divulgar um repertório específico para o instrumento. Com o passar do tempo sentiu-se a necessidade de ultrapassar os limites das escolas e mostrar o trabalho para outras plateias.

O grupo já se apresentou em diversos eventos de percussão, entre eles o 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA) tendo como solista o baterista Kiko Freitas; Jornada Interestadual de Percussão (2006), IV Encontro Nordestino de Percussão (2007); I, II, III e IV Dia Percussivo (2007, 2009, 2010 e 2011) tendo como solista o baterista Gledson Meira; Feiras da Música (2011 a 2016). Em 2011 participou do Projeto Circuito Cultural das Praças tendo como solista o baterista Dennis Bulhões.

Em 2013, o grupo foi contemplado em edital pelo Fundo Municipal Cultural (FMC) para a gravação do seu primeiro CD “Música Percussiva Contemporânea da Paraíba”, um trabalho inédito no Estado da Paraíba e o primeiro CD de música contemporânea do Nordeste. O repertório do projeto contou com a participação dos compositores paraibanos integrantes do Laboratório de Composição da Universidade Federal da Paraíba (Compomus) Arimatéia de Melo, Marcílio Onofre e Jorge Ribbas. O projeto contou também com a participação dos músicos Germanna Cunha (UFRN) e da pianista Harue Tanaka (UFPB).

Em 2015, o grupo foi selecionado para participar da coletânea Music From Parahyba 2 da Fundação Espaço Cultural (FUNESC) com a música Tangentes de Arimateia de Melo. Na apresentação do dia 21 de maio o grupo executará obras para grupo de percussão dos compositores Dave Mancini, Ney Rosauro, Mitchell Peters utilizando diversos instrumentos de percussão sinfônicos, populares e instrumentos não convencionais.

 

                                                                                                                         Israela Ramos

 

Fontes: 

http://antigo.paraiba.pb.gov.br/index-55364.html

https://portalcorreio.com.br/funesc-apresenta-bandas-por-do-som-e-percussons-no-music-from-paraiba/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *