O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 10/09/2020

Grupo Paraibones

O Grupo Paraibones é um conjunto instrumentista de trombones.
Data de publicação: setembro 10, 2020

Município: João Pessoa-PB

O Grupo Paraibones é um conjunto instrumentista de trombones, formado por alunos do curso de  bacharelado e licenciatura em Música pela UFPB, sob a direção de Sandoval Moreno de Oliveira tendo Sérgio Medeiros como monitor e tem como objetivo a prática de conjunto e com o público, apresentando repertório brasileiro para essa formação. O grupo tem diversas participações em eventos públicos de grande ressonância tanto na Paraíba como em outros estados.

Em 2020 o grupo realiza um projeto de extensão de mesmo nome (Grupo Paraibones) na Universidade Federal da Paraíba, através do PROEX 04/2020 – Programa UFPB. Sob coordenação do próprio Sandoval Moreno de Oliveira, o projeto apresenta propostas  pedagógicas, reflexões conceituais e metodológicas da prática instrumental através de conceitos didáticos e oficinas com   música de câmara para desenvolvida um trabalho musical da Paraíba. Numa perspectiva dialógica reflexiva, com participação ativa de todos os atores envolvidos promovendo assim novas experiências com a música. São ministradas aulas práticas de instrumentos, teoria musical,  apreciação musical, história da música e projeção no mercado de trabalho na área de música.

Com isso são realizadas oficinas apresentadas pelo Grupo Paraibones sendo uma ferramenta para mostras,  conceitos e informações de como aprender uma profissão artística. O projeto é desenvolvido com alunos e professores dos cursos de  música da instituição, pós – graduação, bacharelado,  licenciatura e extensão em música.

Jonas dos Santos

Fontes:

https://sigaa.ufpb.br

https://parlamentopb.com.br/grupo-de-trombones-da-ufpb-e-atracao-de-projeto-quinta-tem-talento-em-guarabira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *