O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/05/2016

Grupo de Voluntárias de Campina Grande

São mulheres que produzem artesanato solidário, e fazem sem receber nenhuma remuneração. Surgiu com o intuito de ajudar as crianças carentes.
Data de publicação: maio 3, 2016

Município: Campina Grande- PB

Ano de fundação: 1983

Técnica artesanal: Aplicação em tecido

Contato: (83) 3337 – 3047

E-mail: contato@grupodevoluntarias.com

Peças Produzidas: Panos de prato, luva de forno, toalhas, tapete, capa de filtro, entre outras peças decorativas.

O Grupo de Voluntárias de Campina grande surgiu com o intuito de ajudar as crianças carentes. São mulheres que produzem artesanato solidário, e fazem sem receber nenhuma remuneração.  Logo no início da administração foi constatado na então “Maternidade Municipal Elpídio de Almeida”, várias dificuldades que impediam o funcionamento da instituição, como falta de alimentos, roupas e equipamentos, o que motivou uma imediata ação de um grupo de senhoras, liderado pela então primeira dama do Município que saiu às ruas visitando o comércio e conseguindo contribuições que possibilitaram mesmo que precariamente, o funcionamento da citada Maternidade enquanto urgentes providências eram tomadas pelas autoridades competentes.

Com o aprofundamento do estudo da área social foi detectada a ausência de Creches, uma vez que na sociedade atual a mulher-mãe tem a real necessidade de trabalhar fora de casa, com o objetivo de obter renda para completar o orçamento familiar. Partindo desta realidade  chegou-se a conclusão que a mulher da zona rural também é uma trabalhadora, e que nos distritos a Creche é imprescindível.

Deste modo, com o objetivo fazer a comunidade sentir-se motivada e consequentemente participar concretamente do programa de Creches, foi planejada a solicitação de doação de equipamentos para copa-cozinha, da primeira Creche implantada por aquela Administração, sendo atendida com total aceitação. Tal procedimento foi numa sequência crescente, e todas as Creches implantadas foram contempladas com o apoio da comunidade, num trabalho conjunto com o Grupo de Voluntárias de Campina Grande e SETRABES.

Com o crescimento do Programa de Creches, houve uma necessidade maior da contribuição e do apoio do referido grupo, que num esforço positivo e com o acréscimo de membros, aumentou a produção do trabalho artesanal tendo em vista criar um posto de comercialização, a fim de conseguir maiores recursos para serem investidos na assistência as crianças. Sendo assim, o grupo de artesanato ganhou um novo espaço chamado de “Oficina das Voluntárias” localizada no centro de artesanato do Parque do Povo. Com o mesmo objetivo, todos os anos no mês de junho na festa do Maior São João do Mundo, funciona a “Barraca das Voluntárias” contribuindo para abrilhantar ainda mais o evento.

Toda tarefa realizada pelos membros do Grupo de Voluntárias não é remunerada onde a principal meta é trabalhar em benefício da Criança Carente. Pois há a certeza de que o Governo deve ser ajudado pela sociedade, no que se refere a educar e assistir o menor. Atualmente o grupo comercializa os produtos da Oficina das Voluntárias no Shopping Luiza Motta no Bairro do Catolé, cidade de Campina Grande, na Paraíba.

Fontes:

http://grupodevoluntarias.com/

http://celinoneto.jornaldaparaiba.com.br/grupo-das-voluntarias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *