O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/09/2016

Gilmar Cavalcante da Silva

O músico trompetista já atuou em diferentes formações, participando de orquestra sinfônica e banda sinfônica, big band, quinteto de metais, grupo de trompetes, entre outros.
Data de publicação: setembro 5, 2016

Naturalidade: Santa Cruz do Capibaribe – PE / Radicado na Paraíba

Nascimento: 01 de março de 1986

Formação artístico-educacional: Bacharel em música e especialização em educação musical

Atividade artístico-cultural:  Músico trompetista

Facebook: https://www.facebook.com/gilmar.cavalcante.7?fref=ts

Gilmar Cavalcante da Silva começou a estudar música na Sociedade Musical São Miguel, na cidade de Barra de São Miguel, no Cariri Paraibano. Logo depois, estudou na Sociedade Música Novo Século, na cidade natal e na Fundação Música e Vida da cidade de São Caetano (PE), orientado pelo professor Ivanilson Nascimento.

Na cidade de Campina Grande, ele estudou em Musidom Escola de Música. Foi aluno no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), orientado pelo professor Dr. Gláucio Xavier.

Gilmar Cavalcante atuou como trompetista em diferentes formações, participando de orquestra sinfônica e banda sinfônica, big band, quinteto de metais, grupo de trompetes, entre outros. O músico é um dos fundadores do Grupo de Trompetes Ubirani. Trabalho também em recitais solo e em concertos com orquestras na condição de solista, e como instrutor de música no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Barra de São Miguel.

Na cidade paraibana Barra de São Miguel, Gilmar Cavalcante desenvolveu um trabalho de musicalização com crianças e jovens com idades entre 6 e 16 anos. Além desse projeto, ele ministrou palestras e master classes na área da performance do trompete.  Atuou na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (de 2009 a 2013), da Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, da banda Sexteto PB Brass e Campina Jazz Band.

O trompetista participou do festival Diálogos da Criação (2006), promovido pela UFPB na cidade de Bananeiras (PB). Como convidado, colaborou na Banda de Música do 31° BIMtz, da Festa do Poeta Zé Dantas na cidade de Carnaíba (PE), e do IX Encontro Nordestino de Metais, em João Pessoa, com o professor Charles Schlueter (EUA).

O músico também participou do I, II e III Festival Internacional de Música de Campina Grande (PB), com os professores Radegundis Feitosa (UFPB), Heinz Schwebel (UFBA) e Nailson Simões (UNIRio). Atuou no evento “Banda de Pernambuco” promovido na cidade do Recife (PE), com o professor David Spencer (EUA), da Semana da Música 2011 da UFRN na cidade de Natal (RN), do V Encontro Internacional ABT (Associação Brasileira de Trompetistas) realizado em Curitiba (PR).

O trompetista Gilmar Cavalcante da Silva integra a Valdosta Symphony Orchestra, Valdosta State University Opera Orchestra, Valdosta State University Wind Ensemble, Valdosta State University Jazz Ensemble e Presidential Brass Quintet. Atuando ainda como professor assistente de trompete na disciplina de Brass Methods na Valdosta State University, nos Estados Unidos (USA).

Fontes:

http://paraiba.pb.gov.br/orquestra-sinfonica-jovem-estreia-temporada-2013-no-teatro-de-arena/

http://www.escavador.com/sobre/5913013/gilmar-cavalcante-da-silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *