O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/10/2015

Fundação Educacional Lica Claudino

As ações empreendidas pela FELC contribuem significativamente para o enriquecimento cultural da cidade de Uiraúna e região circunvizinha.
Data de publicação: outubro 15, 2015

Município: Uiraúna – PB

Distância até a capital: 480,7 km / Rodovia/Gov. Antônio Mariz e BR-230.

Ano de fundação: 1974

Contato: (83) 3534-1010

Idealizada pelo empresário João Claudino Fernandes, que a equipou com os instrumentos necessários para oferecer cursos profissionalizantes à população da cidade. O nome Lica Claudino é uma homenagem à tia (estimada) do seu idealizador. O projeto foi acolhido com entusiasmo pelos uiraunenses que logo passaram a frequentar os cursos de Datilografia e Corte e Costura que eram oferecidos pela escola.

No final nos anos 90 a escola já ostentava um curso básico de informática. Em 2001, a sede que antes funcionava num prédio pequeno passou a funcionar em outra área com maior espaço físico. Salas de aula foram erguidas e aparelhadas além de escritórios, recepção e um auditório.

A Escola seguiu sua trajetória, participando de desfiles cívicos e oferecendo principalmente cursos na área de informática. A instituição investiu em novos computadores, professores dedicados, e a vontade de vencer desafios marcaram os primeiros passos da Instituição em sua nova sede. Sob a direção de Fátima Claudino, que destaca “ganhamos um novo impulso e a inabalável certeza de que os bons resultados são conseguidos com muito trabalho e decisões acertadas”.

Em 14 de outubro de 2004, a então Escola passou a designar-se Fundação Educacional Lica Claudino, criada através da lei nº 7.551 pelo poder legislativo do Estado. Graças ao empenho da diretoria e de seu corpo de funcionários, a FELC conquistou um lugar de destaque na sua área de atuação, não só em Uiraúna, mas também nas cidades circunvizinhas.

Além do curso de Operador de microcomputador, também passou a ministrar aulas de digitação. No ano seguinte os computadores foram substituídos por melhores e mais potentes, e passando a ministrar outros cursos como: Oratória, Montagem e Manutenção de Computadores e Inglês Básico. Dando início também a ciclos de palestras, sobretudo destinados à juventude, além de Workshops, como Marketing pessoal.

Em novembro de 2005 foi criado o Grupo de danças FELC e o Xaxado Arrasta-pé da Paraíba, formado em sua maioria por jovens alunos da FELC. Essa trupe composta de 21 componentes entre dançarinos e músicos recolocou Uiraúna no mapa dos bons espetáculos do Sertão Paraibano, pois leva alegria e informação ao público.

Em 2006 foi ampliada a oferta de cursos, como Introdução à internet, Recepcionista e Workshop “Perdendo o medo de falar em público”. Novas palestras foram proferidas, novas metodologias de ensino foram executadas, novas tecnologias aliadas a programas de computador impulsionaram a melhoria dos cursos. E não demorou a instituição foi reconhecida com o título de melhor escola de informática da região, atestado por pesquisa popular que apontou os destaques do ano.

Na área cultural foi criado o grupo musical Cantart, formado por jovens alunos da FELC, que acompanha o Xaxado Arrasta-pé da Paraíba em suas apresentações. Eventos culturais de impacto na sociedade foram realizados, onde se destaca o FelcCultural, que valorizou sobretudo o talento local, com palestras, entrevistas, exposições e apresentações de bandas de música e grupos de dança.

As ações empreendidas pela FELC contribuem significativamente para o enriquecimento cultural da cidade de Uiraúna e região circunvizinha, ao mesmo tempo em que oferece ensino técnico profissionalizante e artístico de qualidade para jovens e adultos do alto Sertão Paraibano, através ainda de grupos culturais, proporcionando condições e ambiente propícios para o desenvolvimento de novas oportunidades de trabalho.

Fátima Claudino destaca “Levando em consideração, que é uma entidade sem fins lucrativos, e que visa à viabilização de uma cidadania socializadora e mais justa, os cursos são oferecidos a custos baixíssimos, acessíveis a todas as camadas sociais, além de concedermos bolsas de estudo a pessoas comprovadamente necessitadas ou desprovidas de recursos financeiros e as crianças e jovens que participam voluntariamente de nossos grupos culturais”.

Ela acrescenta “A Fundação Educacional Lica Claudino, trabalha para oferecer uma melhor qualidade de vida à população uiraunense e circunvizinha e acreditando no fortalecimento de uma cidadania mais justa e igualitária”.

 

Fontes:

http://www.felc.org.br/?page_id=7

https://www.facebook.com/FundacaoLicaClaudino?fref=ts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *