O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/02/2016

Folia de Rua

O evento reúne cerca de 40 blocos que desfilam por toda a cidade na semana que antecede ao carnaval, tocando gêneros genuínos nordestinos, frevo e maracatu.
Data de publicação: fevereiro 5, 2016

Município: João Pessoa – PB

Região do Estado: Mesorregião da Mata Paraibana

Data de realização do evento: Semana que antecede o Carnaval

Temática do evento: Carnaval fora de época.

Devido à proporção grandiosa das prévias de carnaval em toda cidade de João Pessoa, surgiu o Projeto Folia de Rua. A ideia inicial era gravar um disco com os hinos dos blocos, que, ainda no formato LP, foi produzido em 1992 com o título Folia de Rua, contando com a participação de diversos cantores e compositores que integram o cenário musical paraibano. Este título deu nome ao movimento e a Associação foi criada em 1994. Após a fundação da entidade, novos blocos foram se engajando e o Folia de Rua se fortaleceu.

O evento carnavalesco reúne cerca de 40 blocos que desfilam por toda a cidade na semana que antecede ao carnaval, tocando gêneros genuínos nordestinos, frevo e maracatu. Destacam-se os blocos Virgens de Tambaú, Bloco dos Atletas, Os Imprensados, Picolé de Manga, Urso Gay, Anjo Azul, Muriçoquinhas, e Muriçocas do Miramar; um dos maiores blocos abertos de arrasto do mundo, que atrai mais de 400 mil foliões, no desfile que acontece na quarta-feira antes do Carnaval.

No ano de 2015, o Folia de Rua fez uma homenagem aos 100 anos do Carnaval Tradição. A abertura foi no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa, com o musical “João Pessoa – Cem Anos de Carnaval”. O musical marcou o início da programação do Folia de Rua com a participação de atores, bailarinos e, especialmente, músicos que tiveram a sua história diretamente ligada aos 28 anos da prévia carnavalesca da cidade.

Diversos cantores animaram a noite, como Mestre Fuba, Liss Albuquerque, Gracinha Telles, Diana Miranda, Jairo Madruga, Walter Luís e ainda Mira Maya, Raiany Stefany e Lucy Alves. A apresentação do musical contou no total com 50 músicos, incluindo ainda Jurandy do Sax, famoso por embalar o Pôr do Sol na praia de Jacaré, e a Orquestra PB Pop. O repertório contou com 22 músicas que retratam as várias fases do carnaval de rua comemorado na capital paraibana.

Thardelly Lima e Márcio Tadeu foram os apresentadores do evento, apresentando os principais símbolos e músicas do Carnaval, os folguedos de rua, a rivalidade dos antigos carnavais de clube, como do Astréa e Cabo Branco. O Folia de Rua reuniu 45 blocos que desfilaram entre os dias 05 e 14 de fevereiro (2015), por vários bairros de João Pessoa. Entre as novidades, o destaque foi o lançamento de uma revista com informações sobre o bloco e sobre todo o projeto do carnaval.

A edição do Folia de Rua (2016) reuniu 41 blocos que homenagearam o Muriçocas de Miramar. A abertura, dia 29 de fevereiro, uma sexta-feira, a partir das 19 horas, no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital paraibana, aglomerou milhares de pessoas.

Durante a cerimônia de abertura aconteceu a entrega de uma placa em homenagem aos 30 anos das Muriçocas, ao fundador Antonio Gualberto. Em seguida a apresentação da Orquestra Splok, de João Pessoa, e do cantor André Rio, puxador oficial do Galo da Madrugada, em Recife.

Segundo o presidente da Associação Folia de Rua, Antônio Toledo, a prévia carnavalesca reuniu cerca de 1 milhão de pessoas, até o dia 6 de fevereiro, último dia de desfiles.

Fontes:

https://pt-br.facebook.com/FoliaDeRua

http://confiramais.com.br/bloco-folia-de-rua-joao-pessoa-carnaval/

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/02/musical-com-50-artistas-abre-o-folia-de-rua-2015-em-joao-pessoa.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *