O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/01/2016

Floresta Nacional da Restinga – Mata da Amém

Um dos últimos remanescentes de Floresta de Restinga do Estado da Paraíba. O verde propicia à realização de trilhas ecológicas e atividades de educação ambiental e aventura.
Data de publicação: janeiro 28, 2016

Município: Cabedelo – PB

Distancia de Joao Pessoa: Cerca de 10 km.

Via de acesso: BR 230

A Floresta Nacional da Restinga é apenas um fragmento da vegetação que cobria parcela considerável da península de Cabedelo. No entanto, apresenta recursos virtuosos que justificam sua conservação, mesmo estando em uma região urbana, às margens de uma rodovia federal, cortado pela linha férrea que faz o trajeto Cabedelo/João Pessoa. Além do verde, que propicia a realização de trilhas ecológicas e atividades de educação ambiental e aventura.

Com uma área de 123 ha inserida na região metropolitana de João Pessoa, a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo foi criada em junho de 2004, objetivando preservar Manguezais, Vegetação Herbácea de Restinga e um dos últimos remanescentes de Floresta de Restinga do Estado da Paraíba.

A unidade de conservação e seu entorno no estuário do Rio Paraíba, são Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade (Portaria N.9/2007-MMA), destacando-se tanto em grupos zoológicos (Aves, Elasmobrânquios, Peixes, Bentos e Mamíferos), quanto em habitats (Restingas, Banhados, Estuários e Recifes). As principais ameaças para a conservação da sua biodiversidade estão relacionadas a expansão urbana, isolamento do fragmento e poluição por esgoto doméstico, e gases oriundos do transporte urbano.

Nos anos 30 do século passado, onde é hoje sua sede administrativa, tentaram implantar uma usina de açúcar (a única no litoral paraibano), mas não lograram sucesso. Posteriormente, a área foi ocupada pelo IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool), para atividades técnicas e administrativas.

Em 1971 uma pequena área foi cedida a AMEM (Associação Metropolitana para a Erradicação da Mendicância), até que nas décadas de 1980/1990 houve a cessão de uso para o IBAMA, a implantação de um posto de fomento florestal e das sedes administrativas de seus centros de pesquisa com aves e primatas.

Somente em 2004 foi criada a unidade de conservação federal, que passou a ser gerida pelo ICMBio a partir de 2008. Atualmente a Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo desempenha um papel importante para a conservação da região do estuário do Rio Paraíba, pois propôs e coordena o Projeto Extremo Oriental das Américas.

O antigo nome de Mata da Amém foi alterado devido à mudança de estatuto que a área recebeu, passando de reserva para floresta nacional.

A visitação à unidade está suspensa, pois o seu plano de manejo está atualmente em elaboração.

As trilhas mais seguras para a prática do ecoturismo e para a proteção da reserva ainda estão sendo identificadas.

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_Nacional_da_Restinga_de_Cabedelo

http://www.wikiaves.com.br/areas:fn_da_restinga_de_cabedelo:inicio

http://www.cabedelonaweb.com/2012/08/floresta-nacional-da-restinga-de.html

http://paraibaem1000lugares.blogspot.com.br/2013/07/floresta-nacional-da-restinga-de.html

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *