O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/05/2016

Flaw Mendes

Artista plástico, ilustrador, design, e poeta. Faz arte visual: intervenção urbana, site specific, videoarte, livrobjeto, história em quadrinhos, infogravuras, entre outros.
Data de publicação: maio 3, 2016

Naturalidade: Campina Grande – PB

Ano de Nascimento: 18 de novembro de 1981

Contatos: (83) 99630 – 7356 / 98806 – 1622

E-mail: flawmendes@gmail.com

Site: https://issuu.com/flawmendes

Blog: www.flawmendes.blogspot.com

Facebook: http://facebook.com/flaw.mendes

Twitter: https://twitter.com/flawmendes

Formação artístico-educacional: Formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Especialista em Artes Visuais/SENAC-EAD. Estudou desenho e pintura no Estúdio AG/Campina Grande (PB).

Atividades artístico-culturais: Artista plástico, ilustrador, design, e poeta.

Atividades Exercício – profissional: Lecionou Artes Visuais para alunos novatos, no Estúdio AG/Campina Grande (PB). Desenvolve trabalhos na área de ilustração e design, especialmente no segmento editorial. É editor visual da Revista Literária Blecaute, de Literatura e Artes (www.revistablecaute.com.br).

Publicações/Outros: Poemas visuais; “1/3 de Cor”; “Colecionador de Horizontes”; Participou do livro “O Despertar da Cultura”, entre outras produções.

Flaudemir Sávio Sousa Mendes, conhecido por Flaw Mendes é autor de diversas capas de livros e CDs, e já ilustrou diversas histórias, fábulas e poemas de livros infantis. Mistura à sua poética visual elementos da linguagem literária e desdobra por vários suportes e visualidades: intervenção urbana, site specific, videoarte, livrobjeto, história em quadrinhos, infogravuras entre outros.

O artista desenvolve trabalhos na área da ilustração e design, especialmente editoriais. Equilibra seu tempo entre experimentos com linguagens visuais, contemporâneas, leituras e desenho. Estuda e aperfeiçoa sobre História em Quadrinhos e seus trabalhos são publicados em seu blog.

Como poeta foi agraciado com o prêmio: “Nossa gente, nossas letras” (2005), realizado pelo Instituto Oldemburg, em parceria com a Academia Brasileira de Letras; participou da criação do livro no Centro Acadêmico de Letras (UEPB), intitulado: “O Despertar da cultura”, organizado por Marinalva Freire (2008) e realizou diversas exposições de poemas visuais em sua caminhada acadêmica e profissional.

Flaw Mendes realizou um projeto do “Colecionador de Horizontes” (vol. 1 e 2/2015) que enfoca o pensamento estético do autor, os questionamentos individuais e coletivos e os processos de produção das obras, desde a expressão híbrida entre literatura e artes visuais, até a escolha dos livros e a “destruição” deles para compor a matéria prima. A obra é uma é uma medida em prol das Artes Visuais Paraibana, e que foi possível de viabilizar com o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, através do edital de Microprojetos de Circulação Artística.

Neste projeto há um recorte expositivo que reúne onze obras, do artista. As imagens tecem um diálogo conceitual sobre sua própria arte, seus percursos na contemporaneidade e também refletem aspectos da complexa rede de comunicação sociocultural e linguagens artísticas. Com essa ação, Flaw objetiva ter formação de um público para a Arte Contemporânea, através de discussões sobre o processo criativo e da exposição em locais alternativos.

Flaw junto a outros artistas de sua geração almeja promover, desenvolver, e produzir a circulação e a disseminação das artes visuais na Paraíba, especialmente no interior paraibano através de várias ações políticas em prol da classe artística, contribuindo deste modo com a promoção da arte contemporânea na região.

Flaw Mendes declara “Faço arte, basicamente, visual. Alio a literatura, expressa através da escrita (caligráfica ou técnica) com a pintura (abordando as mais diversas técnicas). Como algumas vezes trabalho com poesia autoral considero-me poeta também. Mas costumo definir-me como artista Visual… Sempre busco evidenciar a essência das coisas. Mantenho o compromisso pessoal de oferecer à ventura de quem contempla: o espanto, o encanto e o envolver-se no instante ao mesmo tempo”.

Fontes:

http://museu.uepb.edu.br/mac/mac-uepb-realiza-sarau-em-homenagem-a-augusto-dos-anjos/

http://portalcorreio.uol.com.br/entretenimento/entretenimento/mais-entretenimento/2015/09/15/NWS,266026,62,415,ENTRETENIMENTO,2192-FLAW-MENDES-TRAZ-COLECIONADOR-HORIZONTES-CAMPINA-GRANDE.aspx

http://www.grandecampina.com.br/2013/06/arte-alex-melo-fabio-de-brito-e-flaw.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *