O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/10/2016

Filarmônica Santo Antônio

Faz parte da cultura de Riacho de Santo Antônio, com 25 componentes entre 15 a 35 anos de idade, e tem como objetivo é aperfeiçoar o talento musical de cada instrumentista presente.
Data de publicação: outubro 20, 2016

Município: Riacho de Santo Antônio – PB

Fundação: 15 de setembro de 1963

Maestro: Sr. Severino Sergio de Moura

Facebook:https://www.facebook.com/Filarm%C3%B4nica-Santo-Ant%C3%B4nio-473502282808392/

O surgimento da Filarmônica Santo Antônio em 1963, se deu através do incentivo do Sr. José Procópio, que tomou à frente do grupo com apenas 18 componentes.

Mais tarde, José Procópio saiu por motivos superiores, ficando em seu lugar por alguns meses o Sr. Alexandre Silva, que logo passou para seu primo o Sr. Rodolfo Procópio que em alguns anos deixou a cidade.

Na época, o Sr. Ederaldo Ferreira de Souza, mais conhecido como seu Data, assumiu a responsabilidade da filarmônica. Ederaldo fazia parte da Filarmônica Santo Antônio, e foi indicado a tomar a frente por ser um integrante muito eficiente.

A Filarmônica Santo Antônio se apresentava com instrumentos emprestados da cidade de Boqueirão na Paraíba, decorrente da falta de recursos a banda acabou sendo extinta.

Em 1994, houve um plebiscito que possibilitaria que o município de Riacho de Santo Antônio, em abril de 1994, deixasse de ser distrito de Boqueirão passando a ser independente. Com isso, o prefeito eleito Antônio Gonçalves de Lima, resolveu resgatar a cultura do município e trouxe de volta a Filarmônica Santo Antônio no dia 07 de setembro de 2000.

A Filarmônica Santo Antônio se apresentou em eventos importantes da região, como as festas do padroeiro de diversos municípios, desfiles cívicos, e festivais de bandas.

Atualmente, o grupo faz parte da cultura de Riacho de Santo Antônio, com 25 componentes entre 15 a 35 anos de idade, e tem como objetivo aperfeiçoar o talento musical de cada instrumentista presente.

O grupo tem a regência do maestro Severino Sergio de Moura, que com competência releva as habilidades musicais de crianças, adolescentes e adultos do município. A Filarmônica Santo Antônio é motivo de orgulho para os cidadãos Riachoantiniense.

 

Fontes:

http://secultriachodesantoantonio.blogspot.com.br/p/blog-page.html

https://www.facebook.com/Filarm%C3%B4nica-Santo-Ant%C3%B4nio-473502282808392/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *