O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 29/08/2017

Festssauro

Festival de cinema realizado no município de Sousa, alto Sertão paraibano.
Data de publicação: agosto 29, 2017

Município: Sousa – PB

Ano de criação: 2014

Site: http://festissauro.com/

O Festival de Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro) é um evento que reúne realizadores, produtores, estudiosos e espectadores do segmento audiovisual na município de Sousa, no alto Sertão paraibano. Na programação são exibidos curtas-metragens da Paraíba e do Brasil. O nome remete ao fato da cidade ter um dos principais parques arquelógicos de dinossauros do Brasil.

Na primeira edição do evento de 26 a 30 de maio de 2014 teve no total 76 filmes inscritos e cerca de 1.800 pessoas participaram durante os 5 dias de programação do Festival, que é uma realização da 2M Filmes e Produções. O patrocínio foi disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Sousa e entre as atividades da programação foram realizadas além das exibições de curtas, palestras, oficinas, workshop e lançamento de livro, foram exibidos 56 filmes distribuídos nas Mostras Competitivas “Rio do Peixe” de curta-metragem sertanejo, “Rastro do Boi e da Ema” de curta-metragem paraibano e “Passagem das Pedras” de curta-metragem nacional e nas Mostras de Filmes Convidados “Velho do Rio” de longa-metragem e “Novas Trilhas” de lançamento de filmes.

O primeiro homenageado pelo evento foi Vladimir Carvalho, renomado documentarista paraibano nascido em Itabaiana e com trabalho reconhecido nacionalmente por filmes como o “O País de São Saruê”, de 1970 e “Rock Brasília – Era de Ouro”, lançado em 2011, dentre outros

A segunda edição conseguiu reunir nomes consagrados no cinema. Em cinco dias de realização em maio de 2015, o festival exibiu 37 filmes, entre curtas e longas metragens, além de realizações de oficinas de formação, palestras, exposição fotográfica, debates, além das mostras competitivas, também aconteceram oficinas de Preparação de Elenco com a atriz Zezita Matos, considerada adama do teatro paraibano,  de Realização de Audiovisual ministrada por Saullo Dannilck e o minicurso Entendendo o Cinema 3D e Produzindo Óculos para exibições, com Adilson Barros, o que mais envolveu e encantou as crianças de Sousa. O grande homenageado da segunda edição do Festissauro, foi o cineasta paraibano André da Costa Pinto, natural de Barra de São Miguel. Ele é premiado nacionalmente por seus filmes, além de ser o idealizador e ex-coordenador do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas.

A terceira edição em maio de 2016 teve como destaque a mostra de filmes com algumas das principais obras do homenageado da edição, o diretor de fotografia João Carlos Beltrão, além das mostras competitivas palestras e o lançamento do DVD  “10 Anos do Cinema da Acauã”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *