O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/06/2020

Festival de Arte e Cultura em Coxixola

O Festival de Arte e Cultura em Coxixola é um festival de arte e cultura popular do nordeste que nasceu em 2013.
Data de publicação: junho 22, 2020

Município: Coxixola – PB

Fundação: 2013

O Festival de Arte e Cultura em Coxixola é um festival de arte e cultura popular do nordeste que nasceu em 2013, organizado por um grupo de jovens com o intuito de resgatar a cultura regional e local do povo da cidade. Além disso, um dos objetivos do festival é valorizar os artistas locais e regionais e fazer com que as próximas gerações deem continuidade à identidade do seu povo.

A ideia inicial foi da Associação Cultural de Coxixola, uma das menores cidades da Paraíba. O Festival conta programação envolvendo música, poesia, repente, teatro, dança, gastronomia, artesanato, fotografia e cinema, todos voltados a temas envolvendo o folclore e cultura local.

Os temas escolhidos para o Festival são ligados à cultura: “A cultura como base de um povo” (2013), “Poesia e Liberdade: Os cinquenta anos da Ditadura Militar” (2014), “100 Anos de Busca: Obra de Rachel de Queiroz o Quinze e a SECA de 15” (2015), “Cordel Pavão Misterioso, Patrimônio Imaterial da Paraíba” (2016), “70 Anos da Música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira” (2017), “O Folclore Nordestino” (2018), “100 anos do Rei do Ritmo” (2019).

A iniciativa tem apoio da Prefeitura Municipal de Coxixola, do comércio local, micro e pequenas empresas regionais, apoiadores e incentivadores culturais. No ano de 2015 teve apoio do Fundo de Incentivo à cultura Augusto dos Anjos.

O Festival é realizado sempre no fim do ano durante três dias. No primeiro dia são apresentadas atrações locais (banda de música do município, alunos das escolas de violão, sanfona, teclado, teatro, capoeira e dança de Coxixola), além de produções audiovisuais de moradores da cidade. No segundo dia são as apresentações regionais e no terceiro dia há uma mistura de atrações locais e regionais. 

Fonte: Entrevista com  Genilson Bezerra por Larissa Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *