O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/03/2016

Festa do Abacaxi

Foi considerado um dos eventos mais importantes da cidade na época. Frequentada pela elite local (produtores e exportadores de abacaxi), políticos e associados do Clube Atlético Sapeense.
Data de publicação: março 21, 2016

Município: Sapé – PB

Região do estado: Mata Paraibana

Distância de João Pessoa: 42 km

Mês de realização: Novembro

1ª edição: 1969

Local de realização: Clube Atlético Sapeense

Temática do evento: A cultura do Abacaxi

O evento foi criado com o objetivo de comemorar a colheita do abacaxi, que é realizada anualmente no mês de novembro. A festa era frequentada pela elite local representada por produtores e exportadores de abacaxi, políticos de todo o estado, e associados do Clube Atlético Sapeense, local onde aconteciam as festividades.  Foi considerado um dos eventos mais importantes da cidade na época, as pessoas iam vestidas elegantemente trajando suas melhores roupas.

O Salão de Danças do Clube Atlético Sapeense era o espaço que centraliza o evento, mas o Centro de Treinamento de Professores também sediava palestras com autoridades de nível estadual, nacional e até internacional, como na visita do então Ministro da Agricultura Alysson Paulinelli (em 1975, ainda no Governo da Ditadura do Regime Militar), que esteve presente para fazer a abertura oficial da festa, no seu auge de importância econômica para a região e a Paraíba inteira, que também mandava abacaxi para a Europa através de navios, sobretudo com destino a Londres (Inglaterra) e Grécia.

Os conjuntos musicais que animavam as festas dos anos 1960 e começo de 1970 eram grandes orquestras (big bands) no estilo norte-americano ou mexicano, como Ed Mandarino e Trio Los Panchos. Nos anos 1980 os grupos de baile mais modernos predominaram entre o público mais jovem, com as bandas Os Selvagens, Impacto 5 de Natal, Tuaregs, Ogírio Cavalcanti de Campina Grande, Santanás, Os Selenitas e outros. Alguns cantores de renome animaram as serestas que antecediam na noite de sexta-feira o grande baile, realizado no sábado. Jair Rodrigues e Altemar Dutra, por exemplo, cantaram em Sapé.

A Festa do Abacaxi se popularizou e terminou entrando em decadência, junto com os grandes plantadores e exportadores da fruta, a maioria falidos por causa dos altos juros cobrados pelos bancos que emprestavam dinheiro para os plantios.

 

Fonte:

Jornalista/GiovanniMeireles/

https://www.facebook.com/groups/sapedeoutrora/?notif_t=group_r2j_approved

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *