O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/08/2016

Festa da Galinha e da Cachaça

O evento é realizado no mês de agosto e faz parte da Rota Cultural Caminhos do Frio. Uma programação multicultural: danças, gastronomia, artes manuais, shows musicais, entre outros.
Data de publicação: agosto 4, 2016

Município: Alagoa Nova – PB

Região do Estado: Brejo Paraibano.

Distância até a capital: 148 km.

Data de realização do evento: Mês de agosto, com variação nas datas

Local de realização: Centro da cidade.

A Festa da Galinha e da Cachaça existe desde 2005, e surgiu de um encontro anual entre conterrâneos do município, que se reuniam para comer um prato típico da região, a galinhada. O evento acontecia no mês de dezembro foi crescendo a cada ano, através da hospitalidade local e da tradição dos engenhos de cana de açúcar. A Festa da Galinha como é mais conhecida sempre acontece às margens da lagoa, no centro da cidade, com bandas populares.

Em 2008, o evento passou a fazer parte da Rota Cultural Caminhos do Frio (uma ação do Governo do Estado da Paraíba em parceria com as gestões municipais), e passou a ser realizado no mês de agosto. O objetivo é fortalecer a cultura na região a partir de uma programação multicultural, que envolve diversas linguagens artísticas, oficinas e palestras, mostras, shows e espetáculos.

Na Festa da Galinha e da Cachaça, os turistas tem acesso a feiras de artesanato e de produtos agroecológicos. No festival também são oferecidos produtos da terra, assim como degustação de cachaça e diversos pratos derivados da galinha, entre os mais apreciados, a galinha guisada à cabidela.

Em 2013, uma das atrações que poderiam abrilhantar a festa seria o pernambucano, Alceu Valença, mas a prefeitura da cidade teria optado por uma atração mais popular, e acabou participando do evento Santanna “O Cantador”, e a banda Magníficos.

Em 2014, o evento passou a ter uma nova estrutura. As modificações foram feitas para adequar melhor o grande número de pessoas que visitam o Parque da Lagoa, durante os três dias de festa. Além de uma nova entrada, ganhou também um novo espaço para os restaurantes, e algumas normas que em acordo com o Ministério Público, foram cumpridas na festa, como o horário dos shows que tiveram início a partir das 20:00 horas, e término às 03:00 horas da madrugada, de acordo com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o MP (Ministério Público), e também à proibição de vendas de bebidas alcoólicas a menores de dezoito anos.

Em 2015, a Festa da Galinha e da Cachaça e a Rota Cultural Caminhos do Frio completou 10 anos de realização, e contou com uma nova organização de camarotes, além de toda a parte cultural e exposição de bordados que foram instalados no parque da lagoa durante o evento.

A festa teve início dia 17 de agosto com apresentações culturais de grupos de dança no teatro municipal, cinema cultural, gincanas escolares, amostras culturais, cursos de gastronomia e oficinas de artesanato. As atrações foram: Bruno Mello, ex-Forró da Curtição, Cavaleiros do Forró, Thaíse Porto, Luiz Marcelo, Gabriel e Forró da Pegação, Bloco Cocoricó, e Ramon Schnayder.

A Festa da Galinha e da Cachaça já se firmou na região do Brejo Paraibano como um dos maiores eventos de turismo, e anualmente tem atraído um grande número de participantes, turistas aproveitam para curtir a cultura regional, danças, gastronomia, artes manuais, mostras culturais de cinema regional, shows musicais, e feira do agricultor.

 

Fontes:

http://www.alagoanova.pb.gov.br/eventos.htm

http://www.nordeste1.com/prefeitura-de-alagoa-nova-realiza-festa-da-galinha-e-da-cachaca-neste-mes/

http://www.jornaldaparaiba.com.br/noticia/26574_caminhos-do-frio-2009-estreia-em-festival-de-alagoa-nova

http://www.luizcarlospb.com.br/2015/07/prefeitura-de-alagoa-nova-divulga.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *