O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/11/2016

Expedito Teófilo

Escritor e poeta. Publicações: As Regras do Sucesso no Amor, e A Tecnologia de Cristo. Registrados na Biblioteca Nacional: Horas de Deleite I: Romances dos Anos 80, Desapego, entre outros.
Data de publicação: novembro 4, 2016

Naturalidade: Belém – PA / Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 2 de maio de 1970

Formação: Administração (1992) pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) e Direito (2003) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividades artístico-culturais:  Escritor e poeta.

E-mail: expeditoteofilodesouzajr@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ExpeditoTeofilo

Publicações: As Regras do Sucesso no Amor (2012) e A Tecnologia de Cristo (2014).

Expedito Teófilo de Souza Júnior é um escritor paraense que vive em João Pessoa desde os dois anos de idade. É filho de Expedito Teófilo e Maria de Lourdes, tem 4 irmãos e 5 irmãs. Sua obra é caracterizada pela didática, combinada ao lirismo e a poesia.

Aos 8 anos, começou a mergulhar no universo da leitura através de gibis em quadrinhos. Depois vieram as leituras obrigatórias do colégio. Com o tempo, percebeu o valor das letras. Segundo Expedito Teófilo, desde que passou a ler e escrever com desenvoltura surgiu o interesse pela escrita. As suas primeiras publicações em livro foram feitas aos 12 anos de idade.

Tem como inspiração escritores contemporâneos como Augusto Cury, Deepak Chopra, Napoleon Hill e os clássicos como Antônio Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Eça de Queirós, Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Rubem Braga, Machado de Assis, Manoel Bandeira e Olavo Bilac.

O autor revela como é o seu método de escrita. “Não existe um padrão. Um simples fato da vida cotidiana pode gerar uma ideia capaz de produzir uma poesia ou um livro, assim como um dizer de alguém em uma conversa rotineira. Uma reportagem ou programa de TV podem despertar o meu processo criativo, que gravo na mente, para quando tiver tempo, geralmente durante a noite, dissertar sobre a ideia”.

Utilizou suas experiências pessoais como base para o livro “As Regras do Sucesso no Amor”. O escritor conta que na obra resolveu passar o conhecimento que aprendeu consigo, com a vida e através da leitura de outros autores. A didática que o caracteriza está presente em “Tecnologia de Cristo”, onde aborda a questão de Cristo de forma mais aproximada aos conhecimentos atuais da ciência, e menos misterioso ou sobrenatural como é levantado pelos diversos segmentos religiosos.

Segundo Expedito o que o faz escrever livros com tais abordagens é o anseio de levar às pessoas uma visão mais didática sobre os temas ao quais se propõe falar. Além dos dois livros, há outros ainda sem publicação registrados na Biblioteca Nacional: Horas de Deleite I: Romances dos Anos 80, Horas de Deleite II: Romances dos Anos 90 e Desapego.

A leitura e a escrita estão presentes no cotidiano do autor fora e dentro do ambiente de trabalho, na área de análise processual, com textos mais técnicos. O escritor também se interessa por livros de outros assuntos, como autoajuda, política, filosofia e aventuras.

Expedito Teófilo é concursado na justiça trabalhista, e exerce atividades de servidor público federal.

Fontes:

https://www.anajustra.org.br/espacocultural/post/468/Regras-para-ter-sucesso-no-amor-e-tema-de-um-dos-livros-escrito-por-servidor-do-TRT13

http://www.osebocultural.com/galeria/67,,expedito-teofilo-de-souza-junior/galeria.html

Inventário/Entrevista/Paraíba/Criativa/Expedito/Teófilo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *