O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/01/2016

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Composta pela Torre Mirante, Auditório, Anfiteatro, Lanchonete, Administração e Estacionamento. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída.
Data de publicação: janeiro 26, 2016

Município: João Pessoa- PB

Localização: Rua João Cyrillo da Silva – Altiplano Cabo Branco.

Contatos: (83) 3214-8303 | (83) 3214-8270

Ano de construção/inauguração: 2008

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Foi inaugurada no dia 03 de julho de 2008. Composta pela Torre Mirante, Auditório, Anfiteatro, Lanchonete, Administração e Estacionamento. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída. O nome da Estação foi escolhido através de votação popular.

A torre de dois pavimentos, está situada em um espelho d’água. Construída de forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro é a principal edificação do conjunto. Nela encontram-se exposições permanentes e temporárias, salas audiovisuais, café e restaurante. Do terraço panorâmico o visitante desfruta de uma visão em 360º, podendo ver em seu entorno a Ponta do Seixas, extremo oriental do continente americano e o Farol do Cabo Branco, além de grande parte da faixa litorânea que banha a cidade.

Já o Auditório abriga confortavelmente 500 pessoas. Conta ainda com duas salas com 200 lugares para a realização de eventos e um conjunto de salas especiais para a formação artístico-cultural dos alunos da rede pública. O Anfiteatro é inteiramente integrado a paisagem e foi projetado para abrigar 300 pessoas. A lanchonete e loja sevem de apoio aos visitantes, assim como, o estacionamento que tem capacidade para quase 200 veículos, incluindo ônibus.

Recentemente a Estação Cabo Branco ganhou um novo espaço. Ao lado do prédio já existente, foi construída uma nova infraestrutura com três pavimentos projetada pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) Amaro Muniz, e inaugurada no dia 29 de junho de 2012. Na obra, foram investidos R$ 18,9 milhões, por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A edificação tem uma pequena deflexão em relação ao norte, com a finalidade de evitar a insolação de verão e aumentar a coleta de ventilação natural. Para maior flexibilidade do prédio, optou-se pela modulação estrutural, de nove por nove metros no espaço para exposições e galeria, enquanto nas cabeceiras a estrutura é composta por pilares, vigas e laje do tipo nervurada.

A Estação Cabo Branco dispõe de duas obras dos artistas paraibanos Fred Svendsen e Clóvis Júnior, e também duas obras do escultor Francisco Brennand. A escultura de Fred Svendsen “A Baleia” está localizada na rampa principal de acesso ao prédio. No pavimento inferior do prédio o visitante encontra o painel do artista plástico Clóvis Junior que retrata o folclore e a cultura popular.

Duas esculturas do pernambucano Francisco Brennand também podem ser vistas no local. A Prefeitura Municipal de João Pessoa adquiriu essas obras com o intuito de abrilhantar o novo espaço. São elas: “A Tortura”, produzida em 1981, e a outra obra intitulada “Fonte do Desejo” data de 1987.

O prédio possui conforto térmico e ambiental, com cabeceiras prontas para receber tratamento acústico e térmico, de acordo com atividades ali propostas. Enquanto isso, a galeria e a área multidisciplinar, orientadas para o sul, foram desenhadas para receber ventilação cruzada.

A Estação Cabo Branco é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDEC) e tem como missão promover acessibilidade científica, artística e cultural para todos, de forma gratuita. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e cartão-postal da cidade.

Entre os equipamentos que se encontram na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes destaca-se também: o planetário – equipamento localizado que propicia ao visitante uma viagem através do espaço cósmico e apresenta noções básicas de astronomia; o laboratório da astronomia – equipado com telescópios e lunetas utilizados para aulas de campo e observações astronômicas; laboratório de robótica – propicia aos visitantes exercícios de atenção, memória, lógica e criatividade através da montagem e programação de protótipos; salas de práticas educacionais e salas de exposições temporárias.

 

Fontes:

http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/

https://pt-br.facebook.com/estacao.cabobranco

http://www.maedoano.com.br/onde-levar-se-filho-nas-ferias-em-joao-pessoa-3/

http://nordeste.spaceblog.com.br/image/135508544962-jpg/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Cabo_Branco

http://www.bomguia.com.br/estacao-cabo-branco-joao-pessoa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *