O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 30/11/2016

Engenho Martiniano

De arquitetura do século XIX, é um dos poucos que ainda restam na região fruto do período colonial. Produz a Cachaça Cobiçada e integra o Projeto Caminhos dos Engenhos.
Data de publicação: novembro 30, 2016

Município: Serraria – PB

Localização: Rodovia PB 85, Km 2

Ano de fundação: 1892

Contato: (83) 9 9941-5649 / 9 9670-2886

O Engenho Martiniano está localizado no Brejo Paraibano. Fundado por Francisco Duarte e sua esposa, Josefa Duarte, tem uma área de 318 hectares. Os restos mortais dos donos do local foram enterrados na pequena capela da propriedade.

Data de 1872 uma casario colonial existente no lugar, além de outros prédios como a capela, a casa de empregados e uma mansão em bom estado de conservação que guarda relíquias de várias épocas.

O Engenho Martiniano é responsável pela fabricação da Cachaça Cobiçada, feita com cana-de-açúcar selecionada e de forma quase artesanal. A produção é vendida basicamente para os estados do Nordeste.

Da colheita da matéria-prima ao engarrafamento, tudo é feito de maneira clássica, com cuidados e segredos que passam por várias gerações. A bebida faz sucesso em toda região. Com 40% de teor alcoólico, é armazenada em barris de umburana.

O local é um atrativo turístico e faz parte do Projeto Caminhos dos Engenhos, um roteiro que integra várias dessas edificações do Brejo Paraibano. Durante a visita é possível conhecer a área de produção da bebida, de onde saem 100 mil litros anuais. Os turistas também encontram no lugar a cenográfica capela com interior de madeira e uma lojinha onde há degustação de alguns produtos do engenho.

Os visitantes ainda podem experimentar à vontade as duas formas dessa aguardente, a normal e envelhecida, que também podem ser compradas no local numa embalagem para exportação.

O Engenho Martiniano além de produzir a Cachaça Cobiçada, se destaca também por sua arquitetura do século XIX e por ser um dos poucos que ainda restam na região fruto do período colonial.

Fontes:

http://viagemempauta.com.br/2016/04/27/caminho-dos-engenhos-e-rota-obrigatoria-para-amantes-de-cachaca-na-paraiba/

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/turismo/2012/02/01/interna_turismo,288461/roteiro-caminhos-dos-engenhos-traz-algumas-das-melhores-cachacas-do-brasil.shtml

http://culturanordestina.blogspot.com.br/2007/10/pelos-caminhos-dos-engenhos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *